Comunicação

Em julho, Encontro Nacional da Pascom acontece em Aparecida

Comunicadores católicos estarão reunidos no Centro de Eventos para refletir e orar sobre os desafios e perspectivas da mudança de época

Escrito por Redação A12

26 JAN 2024 - 09H36 (Atualizada em 26 JAN 2024 - 15H35)

Fernando Gomes – Diocese de Guarulhos

A Casa da Mãe Aparecida recebe mais um importante evento da Igreja Católica no Brasil. Entre os dias 12 e 14 de julho será realizado o 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom).

Leia MaisMuticom 2023: Como comunicar a partir da cultura do encontro?Como a Bíblia nos ensina a comunicar?O encontro acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, com o tema central “Pastoral da Comunicação em uma mudança de época: desafios e perspectivas”.

Estão convidados a participar, apenas de forma presencial, agentes da Pascom e quem está envolvido em atividades de comunicação na Igreja (assessores, profissionais de veículos de inspiração católica, entre outros) e na ação evangelizadora.

Neste link você encontra mais informações para se inscrever como valores e hospedagem. 

A programação detalhada, com os temas das conferências e convidados, será divulgada em breve. O encontro terá início na sexta-feira, 12 de julho, com o credenciamento a partir de 16h, e se encerra no domingo (14). Neste momento, será feita a inscrição geral do evento. Para as atividades por interesse (seminários, oficinas), será enviado, posteriormente, um formulário para escolha.

Pascom Brasil
Pascom Brasil


Momento de aprendizagem e partilha

A partir dos anseios e apontamentos dos agentes e participantes do Mutirão Nacional de Comunicação em Belém (PA) em 2007, os encontros começaram a ser realizados em 2008 com o objetivo principal em formar e trocar experiências das diversas realidades da Pascom no Brasil.

O coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius se alegra com a chegada de mais uma edição do evento.

“Eu sempre espero com muita alegria o Encontro Nacional. Desde o primeiro que participei, aprendi muito e tive a oportunidade de fazer muitos amigos. Sou testemunha do empenho da Irmã Élide Fogolari, ex-assessora da Comissão para Comunicação, que foi mobilizando agentes em todo o país e fazendo o encontro crescer em cada edição. Os primeiros foram no subsolo do Santuário Nacional, depois o espaço se tornou pequeno para a quantidade de pasconeiros que foi chegando”.

Em entrevista ao A12, Marcus ressaltou como será refletido o tema do Encontro Nacional com os comunicadores.

"O tema quer nos situar dentro do tempo presente. A Pastoral precisa encontrar respostas para o seu tempo. O Papa Francisco disse antes da pandemia que não estamos vivendo uma época de mudanças, mas estamos vivendo uma mudança de época, em que as mudanças são aceleradas e não tem mais a linearidade como geralmente acontece. Diante disso, das novidades tecnológicas precisamos olhar, enquanto Igreja, para o tempo em que nós estamos e responder a estes desafios a luz do Evangelho, sempre com olhar positivo.

A escolha está em sintonia com o pontificado do Papa. Basta olhar para o tema escolhido para o Dia Mundial das Comunicações deste ano, Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração, ou seja, a atenção da Igreja para estas questões. Não podemos ficar atrás no acompanhamento dessas discussões importantes para a sociedade e que impactam na ação evangelizadora", concluiu. 

Fernando Gomes – Diocese de Guarulhos
Fernando Gomes – Diocese de Guarulhos


Janaína Gonçalves, vice coordenadora da Pascom Brasil ressalta a importância em realizar o encontro no Santuário Nacional em uma oportunidade única para partilhas, reencontros, conhecimento e experiências.

“É um evento que une a comunicação como ciência e nossa ação como espiritualidade. O coração bate ainda mais forte por sabermos que voltaremos à casa da Mãe Aparecida, é desde lá que nossa caminhada se fortalece, é Ela a intercessora para nossa vida pastoral!

Alex Ferreira, secretário-geral da Pascom, também compartilhou que este é um dos momentos mais aguardados para os pasconeiros do país.

“Podemos trocar experiências, rever aqueles que trilham os passos da comunicação. Acredito que o encontro é a grande Romaria da Pascom, onde todos vamos a casa da Mãe e ais seus pés depositar nossa gratidão e serviço à Igreja”.


Como comunicar a partir da cultura do encontro?


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...