Santa Teresinha viveu uma "pequena via", ensinando-nos que o amor a Deus e ao próximo se manifesta nas pequenas coisas do nosso dia a dia. Na comunicação paroquial, isso pode ser aplicado por meio de uma linguagem simples e clara, acessível a todos, independentemente do nível de escolaridade. Evitar complicar mensagens com termos teológicos complexos e focar em um tom caloroso e acolhedor pode fortalecer os laços com a comunidade.
Teresa acreditava que a essência da santidade é o amor. A comunicação paroquial deve refletir esse amor em todas as mensagens, seja nas homilias durante as Santas Missas ou pelas transmissões da PASCOM, com a evangelização digital. O tom deve ser sempre de acolhimento, compreensão e empatia, lembrando que cada pessoa é amada por Deus.
Agora, vamos aprender, através de tópicos, algumas lições de Santa Teresinha para você aplicar na comunicação de sua comunidade.
Use uma linguagem simples: Na paróquia, ao enviar comunicados, publicações ou preparar avisos para a missa, use uma linguagem clara e acessível. Isso facilita a compreensão de todos, especialmente os fiéis com menor escolaridade. Seguindo o exemplo de Santa Teresinha, que usava a simplicidade e o amor em sua evangelização.
Comunique com amor: Essa vai especial para os pasconeiros (PASCOM), quando forem criar uma publicação para o perfil da paróquia nas redes socais. Sempre transmita um tom de carinho e acolhimento. Assim como Santa Teresinha expressava amor em suas ações, as mensagens da paróquia devem refletir esse afeto, criando um ambiente de comunidade fraterna e acolhedora para todos.
Incentive a espiritualidade pessoal: Utilize os canais de comunicação da paróquia através da PASCOM (redes sociais e grupos de WhatsApp) para promover momentos de oração, meditações diárias ou reflexões. Dessa forma, você ajuda os fiéis a cultivarem uma vida de oração mais íntima, inspirada na espiritualidade simples e profunda de Santa Teresinha.
Valorize os pequenos gestos: Compartilhe histórias e testemunhos de pequenos atos de amor e caridade dentro da comunidade. Ao reconhecer esses gestos, você motiva outras pessoas a seguirem o exemplo, assim como Santa Teresinha nos ensinava a importância das pequenas ações feitas com grande amor.
Incentive a confiança em Deus: Crie grupos de oração, grupos de jovens, e desenvolva esses grupos. Faça com que as pessoas participem mais, além de só frequentarem a catequese e a missa, por exemplo. Com os grupos, as pessoas vão se introduzir ainda mais, se engajando na evangelização da paróquia. Em mensagens durante missas, ou comunicados finais, reforce a criação desses grupos. Santa Teresinha vivia a confiança plena, e a paróquia pode reforçar essa mensagem.
Seja inclusivo e acolhedor: Quando chegar um novato(a) em sua comunidade, sempre dê o seu melhor: seja receptivo, acolha com amor, assim como Santa Teresinha acolhia os mais simples. A paróquia deve criar um ambiente em que todos, independentemente de sua condição, sintam-se parte da comunidade.
Assim, ao seguirmos o exemplo de Santa Teresinha em nossa comunicação paroquial, tornamos a mensagem de Deus acessível a todos, promovendo um ambiente de fé, amor e acolhimento. Com uma linguagem simples, recheada de amor e empatia, podemos alcançar o coração dos fiéis e fortalecer os laços dentro da comunidade.
Pequenos gestos e palavras podem fazer uma grande diferença, inspirando cada pessoa a sentir-se parte importante da Igreja. Afinal, como Santa Teresinha nos ensina, a santidade está no amor que colocamos em cada ação e palavra, mesmo nas menores.
O papel da população na luta contra a crise climática
José Roque Junges, professor, pesquisador e doutor em ética teológica, escreveu um livro chamado “Para entender - A questão ambiental”, onde ele aborda diversos aspectos importantes para entender a complexidade da questão ambiental.
Santuário Frei Galvão recebe relíquia de São Francisco
Templo dedicado ao primeiro Santo brasileiro recebe fragmento da roupa de São Francisco
Presidente da CNBB comenta as primeiras sessões do Sínodo
Dom Jaime Spengler compartilha suas reflexões sobre o Sínodo, destacando a missão da Igreja de levar a fé às novas gerações com renovação. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.