Comunicação

Relações Públicas e sua atuação na comunicação cristã

O trabalho dos Relações Públicas na intermediação entre Igreja e público

Escrito por Rhanna Felicio

28 NOV 2024 - 17H32 (Atualizada em 29 NOV 2024 - 16H12)

Hoje, 02 de dezembro, celebramos o Dia Nacional dos Relações Públicas, uma oportunidade para refletir sobre a importância desse profissional, especialmente no contexto de organizações ligadas à Igreja.

Você já parou para pensar em como os profissionais de Relações Públicas contribuem para uma comunicação mais humana, ética e acolhedora?

Mariana Amábilis, que é Relações Públicas do Santuário Nacional de Aparecida, explica que o papel do profissional é fundamental para a construção de relacionamentos sólidos.

O profissional de Relações Públicas atua sempre intermediando as relações da instituição com os seus públicos. E quando a gente fala instituição, falamos não só as organizações empresariais, mas também a Igreja, que se relaciona com os seus diversos públicos. Então, as autoridades, os devotos, os fiéis, os peregrinos, os seus funcionários, enfim, o seu público interno.”

Essa atuação como “ponte” vai muito além de apenas transmitir mensagens. Mariana destaca que o RP, como é chamado, está sempre “buscando olhar um pouco dos dois lados: o que é importante para a instituição e o que é importante também para aquele público. Isso faz com que essa intermediação facilite muito o acolhimento, para que ambos os lados sejam respeitados e ouvidos.”

Thiago Leon
Thiago Leon

Em ambientes ligados à Igreja, o trabalho do profissional de relações públicas é ainda mais especial, pois envolve, majoritariamente, valores como empatia, respeito e amor ao próximo.

Quando a gente traz para um ambiente como a Igreja, em que a gente precisa constantemente exercitar esses valores, o RP continua tendo esse papel de intermediador, de ponte, de portas abertas, também de uma Igreja em saída, onde buscamos parceiros, queremos entender os nossos públicos e nos preocupamos com aqueles que nos procuram, de acordo com os valores que a Igreja tem.”

Mariana define o profissional de relações públicas como um facilitador que intermedeia esses relacionamentos e auxilia constantemente na construção desse relacionamento entre a instituição e os seus públicos, respeitando sempre os interesses, os valores e o que cada uma busca dessa conexão.

Neste Dia Nacional dos Relações Públicas, podemos agradecer por esses profissionais que, muitas vezes nos bastidores, ajudam a criar um ambiente de diálogo, acolhimento e compreensão. Que sua missão seja abençoada e continue inspirada pelos valores que também sustentam a nossa fé!

.:: Trindade Santa, o amor que ensina a comunicar com unidade!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Comunicação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...