Hoje, 02 de dezembro, celebramos o Dia Nacional dos Relações Públicas, uma oportunidade para refletir sobre a importância desse profissional, especialmente no contexto de organizações ligadas à Igreja.
Você já parou para pensar em como os profissionais de Relações Públicas contribuem para uma comunicação mais humana, ética e acolhedora?
Mariana Amábilis, que é Relações Públicas do Santuário Nacional de Aparecida, explica que o papel do profissional é fundamental para a construção de relacionamentos sólidos.
“O profissional de Relações Públicas atua sempre intermediando as relações da instituição com os seus públicos. E quando a gente fala instituição, falamos não só as organizações empresariais, mas também a Igreja, que se relaciona com os seus diversos públicos. Então, as autoridades, os devotos, os fiéis, os peregrinos, os seus funcionários, enfim, o seu público interno.”
Essa atuação como “ponte” vai muito além de apenas transmitir mensagens. Mariana destaca que o RP, como é chamado, está sempre “buscando olhar um pouco dos dois lados: o que é importante para a instituição e o que é importante também para aquele público. Isso faz com que essa intermediação facilite muito o acolhimento, para que ambos os lados sejam respeitados e ouvidos.”

Em ambientes ligados à Igreja, o trabalho do profissional de relações públicas é ainda mais especial, pois envolve, majoritariamente, valores como empatia, respeito e amor ao próximo.
“Quando a gente traz para um ambiente como a Igreja, em que a gente precisa constantemente exercitar esses valores, o RP continua tendo esse papel de intermediador, de ponte, de portas abertas, também de uma Igreja em saída, onde buscamos parceiros, queremos entender os nossos públicos e nos preocupamos com aqueles que nos procuram, de acordo com os valores que a Igreja tem.”
Mariana define o profissional de relações públicas como um “facilitador que intermedeia esses relacionamentos e auxilia constantemente na construção desse relacionamento entre a instituição e os seus públicos, respeitando sempre os interesses, os valores e o que cada uma busca dessa conexão.”
Neste Dia Nacional dos Relações Públicas, podemos agradecer por esses profissionais que, muitas vezes nos bastidores, ajudam a criar um ambiente de diálogo, acolhimento e compreensão. Que sua missão seja abençoada e continue inspirada pelos valores que também sustentam a nossa fé!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.