Celebramos o Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus. Nele está a nossa esperança. O Evangelho de Lucas (Lc 24, 13 - 35) traz a experiência dos discípulos de Emaús.
Depois daqueles acontecimentos em Jerusalém, eles voltavam para casa convencidos da derrota. Jesus havia sido crucificado e morto. Enquanto caminhavam, fizeram a experiência de recordar os acontecimentos da história. O próprio Jesus se aproximou e pôs-se a caminhar com eles. Ao se aproximarem do vilarejo para onde iam, Jesus deu a entender que ia adiante. Eles insistiram: “Fique conosco”. Estando à mesa, tomou o pão, abençoou, partiu e deu a eles. Reconheceram que era Jesus. Ele se deu a conhecer ao repartir o pão.
Nas experiências da presença de Jesus Ressuscitado que os discípulos fizeram, vamos encontrar a saudação: ‘A paz esteja convosco’. Desejar a paz naquele contexto dos discípulos é a saudação mais profunda e plena de significado de bem-estar, de toda realização e felicidade que podemos desejar para alguém. A certeza de que Jesus ressuscitado está no meio dos discípulos os encoraja e os envia para testemunhar essa verdade nova para o mundo. A vida é vencedora.
Leia MaisQual o verdadeiro significado do Domingo de Páscoa?A comunidade dos discípulos tem a missão de testemunhar essa realidade nova e de anunciar a Boa Notícia a todos os povos e nações. Ele é a nossa paz, é o caminho, a verdade e a vida. A comunidade cristã tem a missão de testemunhá-lo ao repartir o pão, ao comprometer-se com a prática da justiça, a fazer com que toda mentira se afaste deste mundo.
‘Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade’. Vamos traduzir essa realidade nova através do diálogo que gera vida, que faz brotar a verdadeira fraternidade e nos encoraja para o compromisso do amor.
Que o Senhor ressuscite no coração de todos e tenhamos uma santa e verdadeira Páscoa. A vida em Jesus Cristo Ressuscitado seja vencedora!
Paixão de Cristo: no silêncio e adoração da Santa Cruz
Na tarde desta Sexta-feira Santa, a Igreja se reúne em profundo silêncio para a Celebração da Paixão do Senhor.
Início do Tríduo Pascal, o coração do Ano Litúrgico
Ao cair da tarde da Quinta-feira Santa, a Igreja entra no Tríduo Pascal, o coração do Ano Litúrgico.
A Reconciliação como caminho da Esperança
O Ano Jubilar nos convida a sermos Peregrinos da Esperança. Nesta série de vídeos produzidos pelo A12, trazemos os conceitos do Jubileu da Esperança. Neste caso, a Reconciliação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.