Em estatísticas publicadas pela Fides, agência de notícias do Vaticano, em outubro de 2021, os católicos no mundo somam 1,34 bilhão de fiéis, ou seja, 17,74% da população mundial.
Para preservar a doutrina e sua liturgia, a Igreja Católica conta com uma estrutura de governo planejada e propagada pelos cinco continentes onde atua.
Leia Mais 70 Anos da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro 12h 26/06/2022Paróquias, movimentos eclesiais e novas comunidadesE assim como a população mundial é repartida em continentes, países, regiões, estados e cidades, a Igreja também se organiza desta forma para garantir a missão evangelizadora dos povos.
De uma forma geral, o Padre Inácio Medeiros, C.Ss.R, explica para você a respeito da atual organização da Igreja Católica, a partir do significado histórico, mas também litúrgico.
Aqui no A12, já mostramos o porquê da Igreja nomear seus templos de acordo com suas características e particularidades. Agora, vamos detalhar como são nomeadas e definidas essas áreas em nossa Igreja e o significado de cada nome.

Comunidade/Áreas Pastorais
São as regiões que são administradas por Sacerdotes, sendo a menor célula de organização da paróquia, é um conjunto de pessoas que se reúne em uma Capela, e que normalmente tem vida pastoral ativa.
E quando a população da comunidade começa a participar das Missas e eventos e apresenta características próprias, elas são chamadas de Áreas Pastorais, onde a Diocese verifica se no local tem a estrutura para receber o pároco, como a ampliação ou mesmo a construção de uma igreja maior, da casa paroquial e da secretaria.

Paróquia
O Código de Direito Canônico da Igreja Católica, define como Paróquia “uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular e seu cuidado é confiado ao pároco, como seu pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano”. Portanto, a Paróquia não se limita ao templo, que é a Matriz, mas as comunidades pertencentes ao território no qual a Igreja está inserida.
Esse termo se origina no verbo grego paroikêin, que, dentre vários significados, indica “viver junto a” ou “habitar nas proximidades”. Pode, também, indicar a situação de alguém que não tem residência fixa, um “estrangeiro” ou “peregrino”, de outras terras, que fixa sua morada em um determinado lugar.

Arquidiocese e Diocese
Na prática, são a mesma organização: um conjunto de paróquias administrado por um bispo. No levantamento divulgado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em dezembro de 2019, o país tem 217 dioceses e 45 arquidioceses.
O imperador romano Diocleciano (284 a 305 d.C) dividiu o império em províncias administrativas, que ele chamou de Dioceses. Em cada uma, ele colocou um vigário, que governaria a província em nome do imperador. Quando o império romano caiu, a Igreja assumiu também este segmento.
A Diocese é também chamada de Bispado. O Código do Direito Canônico, no nº 369, afirma que a diocese é a “porção do povo de Deus confiada a um bispo”.
Com o crescimento da Igreja e também o crescimento territorial, as dioceses foram se dividindo e formando novas dioceses. Em meio delas, aquelas com maior antiguidade e excelência, foram chamadas de Arquidioceses (arqui em grego, significa primeiro).
Nela, se encontra um bispo que tem o título de Arcebispo. A Arquidiocese funciona como uma diocese, entretanto, ela agrupa em torno de si outras dioceses menores ou mais novas. Um exemplo disso é a Arquidiocese de Aparecida que em sua composição tem 19 paróquias, com 32 Sacerdotes e 2 Diáconos permanentes.
Além do Santuário Nacional, a Arquidiocese também abriga também o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant'Ana Galvão e o Santuário da Esperança, ambos no município de Guaratinguetá.

Outras definições
Existem também mais áreas onde a Igreja realiza suas ações: o Vicariato numa diocese tem a missão de unir uma determinada quantidade de Paróquias que estão mais próximas geograficamente, para que a ação evangelizadora na Diocese aconteça de maneira mais organizada.
E também as eparquias , como se fossem as dioceses das Igrejas Ortodoxas ou das Católicas com rito oriental, que estão em comunhão com o Papa, como a Igreja Greco-Católica Melquita e a Igreja Maronita, que celebra a Santa Missa no idioma aramaico.
A12 explica a diferença entre o Padre diocesano e o Padre religioso
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.