“Se me amais, guardareis meus mandamentos. Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito para ficar sempre convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece.” (Jo 14, 15), diz Jesus antes de retornar para o Pai, após a sua Ressureição.Leia MaisOração para pedir os sete dons do Espírito SantoQual o significado dos sete dons do Espírito Santo?
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina, nesse sentido, que quando Jesus chama o Espírito Santo de Paráclito, Ele quer dizer:
“Aquele que é chamado para junto», ad vocatus (Jo 14, 16. 26; 15, 26; 16, 7). «Paráclito» traduz-se habitualmente por «Consolador», sendo Jesus o primeiro consolador. O próprio Senhor chama ao Espírito Santo «o Espírito da verdade” . (CIC, 692).
“Paráclito” etimologicamente é um termo utilizado pelo judiciário antigo para se referir a uma pessoa que auxilia outra e presta-lhe assistência jurídica.
Ou seja, um advogado, um defensor, aquele que nos justifica, sustenta e também é o consolador.
O Espírito Santo Paráclito no Pentecostes
É na Solenidade de Pentecostes que a Igreja Católica celebra a memória dessa vinda do Paráclito sobre os discípulos, Nossa Senhora e toda a Igreja.

O Evangelho de João narra esse acontecimento:
“A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Depois dessas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20)
Dessa forma, o Espírito Santo é a presença da Trindade Santa que age na Igreja, de modo que não estamos sós, pois com a Vinda do Espírito são também derramados sobre nós os dons.
Reze a Oração ao Espírito Santo:
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.