“Se me amais, guardareis meus mandamentos. Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito para ficar sempre convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece.” (Jo 14, 15), diz Jesus antes de retornar para o Pai, após a sua Ressureição.Leia MaisOração para pedir os sete dons do Espírito SantoQual o significado dos sete dons do Espírito Santo?
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina, nesse sentido, que quando Jesus chama o Espírito Santo de Paráclito, Ele quer dizer:
“Aquele que é chamado para junto», ad vocatus (Jo 14, 16. 26; 15, 26; 16, 7). «Paráclito» traduz-se habitualmente por «Consolador», sendo Jesus o primeiro consolador. O próprio Senhor chama ao Espírito Santo «o Espírito da verdade” . (CIC, 692).
“Paráclito” etimologicamente é um termo utilizado pelo judiciário antigo para se referir a uma pessoa que auxilia outra e presta-lhe assistência jurídica.
Ou seja, um advogado, um defensor, aquele que nos justifica, sustenta e também é o consolador.
O Espírito Santo Paráclito no Pentecostes
É na Solenidade de Pentecostes que a Igreja Católica celebra a memória dessa vinda do Paráclito sobre os discípulos, Nossa Senhora e toda a Igreja.

O Evangelho de João narra esse acontecimento:
“A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. Depois dessas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20)
Dessa forma, o Espírito Santo é a presença da Trindade Santa que age na Igreja, de modo que não estamos sós, pois com a Vinda do Espírito são também derramados sobre nós os dons.
Reze a Oração ao Espírito Santo:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.