Esta dúvida faz parte da vida e do cotidiano de muitos cristãos, e buscar esclarecer este questionamento é de suma importância.
Quando falamos de pecado, devemos ter claro que se refere a um ato ou uma intenção que vai na contramão do projeto de Deus. Pecar não é apenas transgressão de regras ou leis, pecar é a opção livre e consciente de ir contra o amor de Deus. Leia MaisOração para realizar uma boa confissão dos pecadosQual a diferença entre o Ato Penitencial e a Confissão?
Neste sentido pode-se afirmar que o pecado mortal ou pecado grave é aquele ato que vai interferir de forma direta no coração humano, interrompendo a ação da graça divina em nossas vidas. Ou seja, o pecado grave nos afasta do relacionamento com a pessoa de Deus.
Segundo o Catecismo da Igreja, as pessoas que se encontram em pecado mortal podem sim receber o perdão e se reconciliar novamente com Deus.
O Sacramento da Reconciliação (Confissão) é o caminho que a Igreja propõe para aqueles que se encontram em pecado voltem à amizade com Deus e com Ele estar unido e reconciliado novamente.
Assim, sempre que a nossa consciência nos acusa, somos chamados a entrar na dinâmica de reconhecimento de que somos frágeis e que necessitamos da misericórdia do Pai, e movidos por um espírito de humildade, somos convidados ao Sacramento da Confissão.
É através deste sacramento que recebemos a graça e o auxilio do próprio Deus que vem ao encontro do filho fragilizado pelo pecado para o acolher e celebrar com ele a alegria da reconciliação, como nos aponta o Evangelho. (Lc 15, 11-32).
Que possamos sempre buscar um caminho de conversão e voltar os nossos corações de maneira aberta para o encontro acolhedor e alegre com o Pai das misericórdias e ao fazermos esta experiência que sejamos anunciadores da vida e do amor do Pai para com todos, especialmente para aqueles que mais necessitam do acolhimento redentor de Deus.
Confira aqui os horários de confissão no Santuário Nacional
Jubileu 2025: 5 sugestões do Papa para uma “lógica do encontro”
“O Jubileu é uma oportunidade para superar a lógica do confronto e abraçar a lógica do encontro", nos pede o Papa Francisco para este Jubileu.
Incêndios na Califórnia: reze pelas vítimas das mudanças climáticas
Inspire-se no Papa e reze pelas vítimas das chamas em Los Angeles
Ativismo ou vandalismo? A manifestação e os gestos de jesus
Uma reflexão sobre a diferença entre ativismo e vandalismo, defendendo manifestações pacíficas e éticas como caminho para mudanças reais na sociedade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.