Por Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus Em Dúvidas Religiosas

Por que as freiras vestem Hábito Religioso?

O Hábito Religioso, segundo ensinamentos da Igreja, é o sinal da Consagração do Religioso e da Religiosa (Compendio Vaticano II - Perfectae Caritatis art. 17). É sinal de que estas pessoas são escolhidas, consagrados e reservados a Deus e lembra, mesmo à pessoa que o usa, que ela representa sua Congregação e por ele é identificada.

:: Qual a diferença entre padre diocesano e padre religioso?
:: Por que o padre não pode se casar?

Foto de: apostolas.org.br

conselho_Apostolas religiosas, hábito freiras roupa

Religiosas do Instituto das Apóstolas do
Sagrado Coração de Jesus, provícnia de São Paulo

O Hábito Religioso é usado todos os dias e em todos os lugares. Muitas Congregações e Ordens Religiosas conservam o seu uso, segundo as orientações de seu Fundador e de suas Constituições. As vestes devem ser simples, modestas e condizentes com as condições de saúde, de tempo e lugar.

Assim como, através de seus uniformes, muitas pessoas se distinguem entre si, também através deles revelam a profissão que exercem. Ao andarmos nas ruas podemos nos dirigir a um policial, a um bombeiro, um profissional da saúde, e tantos outros, seus uniformes facilitam a identificação e sinalizam sua profissão. Também os estudantes, ao trajarem seus uniformes revelam a instituição de ensino a qual pertencem.

 

"Não é um privilégio, não é status. É Compromisso! Sinal de pertença a Cristo".

Com os Religiosos não é diferente. Imediatamente são identificados por suas vestes, lembram aos que os vêm a existência de Deus. É um testemunho público da condição de consagrados e de pessoas que estão à serviço da comunidade, não como profissionais, mas como servidores e missionários do Reino de Deus.

Não é um privilégio, não é status. É Compromisso! Sinal de pertença a Cristo. Os Religiosos não são Religiosos porque usam o hábito, mas muitos fazem a opção por usá-lo porque são Religiosos.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.