Por Pe. José de Lima Torres, C.Ss.R. Em Dúvidas Religiosas Atualizada em 16 JUL 2019 - 15H21

Posso me casar na Igreja sem ser crismado?

Shutterstock
Shutterstock

Pode, mas não deveria. Para que se realize o Saramento do Matrimônio,Código de Direito Canônico exige que a pessoa tenha o Sacramento do Batismo, que os dois se amem e que não tenham nenhum impedimento. Mas é importante lembrar que a Crisma é o Sacramento da Confirmação do Batismo, sinal de maturidade cristã, psicológica e espiritual.

Por este sacramento, a pessoa assume o seu Batismo, passa a ser responsável por suas opções e assume, em sua vida, a pessoa de Jesus e seus ensinamentos. E, para casar-se, é importante que ela tenha assumido essa vida cristã de forma consciente.

Será que uma pessoa que leva a sério a sua vida cristã católica exigiria casar-se, sem ter sido crismada? Se isso acontecer, é sinal de que não há maturidade. Uma pessoa imatura não pode assumir compromissos duradouros.

Talvez seja por isso que a maioria dos matrimônios celebrados é inválida: as pessoas querem se casar, mas não procuram entender o que essa decisão representará para elas. Falta-lhes maturidade e consciência sobre sua opção fundamental.

Enfim, o sacramento exigido para celebrar o Matrimônio é o Batismo. Mas também é preciso consultar sua paróquia para saber se há outras exigências particulares da sua Diocese.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José de Lima Torres, C.Ss.R., em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.