Dúvidas Religiosas

Que parte da Bíblia fala sobre a Missa?

A Missa, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica, é a memória do sacrifício de Jesus

Escrito por Letícia Dias

18 ABR 2023 - 15H52 (Atualizada em 19 ABR 2023 - 08H26)

Gustavo Cabral/A12

A Missa, segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC), é a memória do sacrifício de Cristo na cruz e o banquete sagrado, onde podemos comungar de Seu corpo e de Seu sangue. Leia MaisDiferenças entre Missal Romano e EvangeliárioVocê sabe para que serve o Missal Romano?

“A celebração do sacrifício eucarístico está toda orientada para a união íntima dos fiéis com Cristo pela comunhão. Comungar é receber o próprio Cristo, que Se ofereceu por nós.” (CIC, 1382.)

Os ritos da Missa foram constituídos com o passar do tempo, conforme a tradição. Hoje podemos encontrá-los no Missal Romano e vivenciá-los a cada Celebração Eucarística.

Mas, você sabia que podemos encontrar nas Sagradas Escrituras passagens que fundamentam os momentos nos quais participamos durante a Missa?

Confira alguns exemplos:

Ato penitencial (Senhor, Tende Piedade):

"Tende piedade de mim, Javé: perdi as forças; curai-me, Javé: meus ossos estremecem." 
"Piedade de mim, Javé, pois me sinto angustiado; definham de tristeza meus olhos, meu corpo e minha alma".
"Uma mulher cananeia, daquela região, veio gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem piedade de mim!"


Glória
:

“Grandes e maravilhosas são vossas obras, Senhor, Deus todo-poderoso; justos e verdadeiros são vossos caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá, Senhor, e não glorificará vosso nome? Pois só vós sois santo; e todas as nações virão prostrar-se diante de vós, porque vossas justas decisões se manifestaram”.
Gustavo Cabral/A12
Gustavo Cabral/A12


Liturgia Eucarística:


"Com efeito, eu recebi do Senhor aquilo que, por minha vez, vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que era traído, tomou pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: 'Isto é meu corpo, que é por vós. Fazei isto em memória de mim'. 
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice, dizendo: 'Este cálice é a nova aliança em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em memória de mim'. De fato, toda vez que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor até que ele venha".

Santo
"As multidões que iam à frente dele e as que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!”

Cordeiro
"No dia seguinte, ao ver Jesus que vinha em sua direção, ele disse: “Aí está o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!" 

Por isso, como disse Santa Teresinha do Menino Jesus, devemos comungá-lo e estabelecer união com Ele:

“Não é para ficar numa âmbula de ouro, que Jesus desce cada dia do céu, mas para encontrar um outro céu, o da nossa alma, onde ele encontra as suas delícias”.

Entenda o que é o Missal Romano:

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...