Dúvidas Religiosas

Você sabe para que serve o Missal Romano?

Fr. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)

Escrito por Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

10 MAI 2022 - 08H25 (Atualizada em 10 MAI 2022 - 08H47)

Quando participamos da santa missa, muitos momentos podem nos chamar a atenção, como os objetos utilizados durante a celebração da liturgia, os gestos, os livros e tantos outros detalhes que embelezam o espaço litúrgico.

Hoje vamos nos aprofundar de forma breve sobre um livro específico utilizado pelo celebrante durante o ritual litúrgico, o Missal Romano.

O Missal é o livro que contém todo o rito da santa missa e as orações que o sacerdote reza durante a celebração litúrgica. Contém as partes fixas da missa, as orações conforme os tempos litúrgicos (advento, natal, etc.), os prefácios, as orações eucarísticas e demais orações necessárias.

Reprodução
Reprodução

Aqui no Brasil, uma comissão específica da CNBB está trabalhando há algum tempo na terceira edição do Missal Romano. 

A Comissão para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL), tem como objetivo para esta terceira edição do Missal trazer uma linguagem mais atual e inserir novas festividades nas celebrações litúrgicas da Igreja no Brasil.

O bispo responsável juntamente com a Comissão é Dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá (PR).

Durante a primeira etapa da 59ª Assembleia Geral da CNBB, neste ano de 2022, foram divulgados os trabalhos da terceira edição do missal.

Leia Mais59ª AG apresenta projeto de cuidado com a saúde dos Bispos e Novo Missal RomanoEm agosto, na Assembleia presencial que acontecerá em Aparecida (SP), será realizada a votação dos bispos em relação ao material da terceira edição do Missal. Em seguida, se aprovado pelos bispos, o material é enviado à Roma para ser aprovado ou não.

Após este minucioso processo, se aprovado, o material vai para impressão e depois é encaminhado para as nossas igrejas, onde reunidos com todo o povo de Deus celebramos a nossa fé.

Rezemos para que Maria, Mãe da Igreja, interceda pelos bispos responsáveis por tão grande missão, para que ao realizá-la possamos, como Igreja viva, celebrar em comunhão a nossa fé em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia.

Escrito por
Fr. Adenilson Santos Junior C.Ss.R. (Arquivo Pessoal)
Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R.

Pe. Adenilson Santos Junior, C.Ss.R. é da Província de Campo Grande. Natural de Apucarana – Pr. Licenciado em Filosofia pela Faculdade João Bagozzi e Bacharel em Teologia pela PUC-PR.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.