Dúvidas Religiosas

Quem é a Igreja de Cristo?

A Igreja é de Cristo? O que eu posso esperar dela? O que nos ensina a Bíblia?

Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)

Escrito por Cankin Ma Lam

19 OUT 2021 - 10H45 (Atualizada em 19 OUT 2021 - 11H28)

Thiago Leon Missa da Ceia do Senhor 2019 (Thiago Leon)

Mais de um de nós já deve ter se encontrado numa situação na qual lhe foi exigido demonstrar onde, na Bíblia, Jesus declarava fundada a Igreja. Pois bem. Para quem busca uma sorte de registro que relate: "Jesus, aos 'x' dias do ano 'x', declarou "fundo, por este ato solene, a Igreja Católica, subscrevo isto no cartório 'x', em presença das testemunhas 'y' e 'z'". Se esperar isso, definitivamente não terá uma resposta consistente para dar.

Atenção! A Igreja teve, sim, um ato fundacional: o mistério Pascal de Cristo! Mas não foi nos paradigmas de ato “oficial” de “cartório”. E observemos que, por mais que achemos que o ato fundacional de uma ONG por exemplo, se dá apenas na inscrição formal dela, ou no ato oficial em que cortam uma fita e a declaram fundada, perderemos de vista o processo dos gestores que chegaram até aquele momento, ou o pensamento inspirador que se desdobrou num caminho todo particular, ou o decisivo que é a vida que, se não é nutrida dia a dia, simplesmente chega ao dia em que não existe mais.

Rawpixel.com/ Shutterstock
Rawpixel.com/ Shutterstock


Vejamos agora o Catecismo (n. 765), que, aliás, deixa várias citações bíblicas para nos apresentar este tema:

"O Senhor Jesus dotou a sua comunidade duma estrutura que permanecerá até o pleno acabamento do Reino. Temos, antes de mais nada, a escolha dos Doze, com Pedro como chefe (Mc 3,14-15). Representando as doze tribos de Israel (Mt 19,28; Lc 22,30), são as pedras do alicerce da nova Jerusalém (Ap 21,12-14). Os Doze (Mc 6,7) e os outros discípulos (Lc 10,1-2) participam da missão de Cristo, do seu poder, mas também da sua sorte (Mt 10,25; Jo 15,20). Com todos estes atos, Cristo prepara e constrói a sua Igreja".

Leia MaisA missão do cristão fora da IgrejaO Catecismo (n. 758-769) explica mais sob o título "Origem, fundação e missão da Igreja". Vejamos apenas os temas que desenvolve:

- Um projeto nascido no coração do Pai;

- A Igreja – prefigurada desde a origem do mundo;

- A Igreja – preparada na Antiga Aliança;

- A Igreja – instituída por Cristo Jesus;

- A Igreja – manifestada pelo Espírito Santo;

- A Igreja – consumada na glória.

Paul shuang/ Shutterstock
Paul shuang/ Shutterstock

Há quem pense que, pelo fato de Deus enriquecer com suas bênçãos pessoas de todo tipo de contexto, a Igreja é uma mediação desnecessária. Na verdade, é exatamente o contrário.

Por revelação divina, sabemos que aquelas pessoas que Deus aproxima do seu Amor, são aproximadas – mesmo não sendo cientes disso – através do mistério da Igreja. Igreja que não é, em primeiro lugar, sua estrutura hierárquica visível (padres, bispos, Papa), mas Igreja que é chamada Corpo de Cristo (São Paulo o explica muitas vezes. Ver, por exemplo, Rm 12,4-5), e realmente o é.

Leia MaisIdentidade cristã e vocação do leigo: “ser Igreja de Deus”!Concluamos com mais uma citação do Catecismo (n. 781), que esclarece ainda mais nosso assunto:

"Em todos os tempos e em todas as nações, foi agradável a Deus aquele que O teme e pratica a justiça. No entanto, aprouve a Deus salvar e santificar os homens não individualmente, excluída qualquer ligação entre eles, mas constituindo-os em povo que O conhecesse na verdade e O servisse na santidade. (...)

Esta nova Aliança instituiu-a Cristo no seu Sangue, chamando um povo, proveniente de judeus e pagãos, a juntar-se na unidade, não segundo a carne, mas no Espírito".

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.