Mais de um de nós já deve ter se encontrado numa situação na qual lhe foi exigido demonstrar onde, na Bíblia, Jesus declarava fundada a Igreja. Pois bem. Para quem busca uma sorte de registro que relate: "Jesus, aos 'x' dias do ano 'x', declarou "fundo, por este ato solene, a Igreja Católica, subscrevo isto no cartório 'x', em presença das testemunhas 'y' e 'z'". Se esperar isso, definitivamente não terá uma resposta consistente para dar.
Atenção! A Igreja teve, sim, um ato fundacional: o mistério Pascal de Cristo! Mas não foi nos paradigmas de ato “oficial” de “cartório”. E observemos que, por mais que achemos que o ato fundacional de uma ONG por exemplo, se dá apenas na inscrição formal dela, ou no ato oficial em que cortam uma fita e a declaram fundada, perderemos de vista o processo dos gestores que chegaram até aquele momento, ou o pensamento inspirador que se desdobrou num caminho todo particular, ou o decisivo que é a vida que, se não é nutrida dia a dia, simplesmente chega ao dia em que não existe mais.
Vejamos agora o Catecismo (n. 765), que, aliás, deixa várias citações bíblicas para nos apresentar este tema:
"O Senhor Jesus dotou a sua comunidade duma estrutura que permanecerá até o pleno acabamento do Reino. Temos, antes de mais nada, a escolha dos Doze, com Pedro como chefe (Mc 3,14-15). Representando as doze tribos de Israel (Mt 19,28; Lc 22,30), são as pedras do alicerce da nova Jerusalém (Ap 21,12-14). Os Doze (Mc 6,7) e os outros discípulos (Lc 10,1-2) participam da missão de Cristo, do seu poder, mas também da sua sorte (Mt 10,25; Jo 15,20). Com todos estes atos, Cristo prepara e constrói a sua Igreja".
Leia MaisA missão do cristão fora da IgrejaO Catecismo (n. 758-769) explica mais sob o título "Origem, fundação e missão da Igreja". Vejamos apenas os temas que desenvolve:
- Um projeto nascido no coração do Pai;
- A Igreja – prefigurada desde a origem do mundo;
- A Igreja – preparada na Antiga Aliança;
- A Igreja – instituída por Cristo Jesus;
- A Igreja – manifestada pelo Espírito Santo;
- A Igreja – consumada na glória.
Há quem pense que, pelo fato de Deus enriquecer com suas bênçãos pessoas de todo tipo de contexto, a Igreja é uma mediação desnecessária. Na verdade, é exatamente o contrário.
Por revelação divina, sabemos que aquelas pessoas que Deus aproxima do seu Amor, são aproximadas – mesmo não sendo cientes disso – através do mistério da Igreja. Igreja que não é, em primeiro lugar, sua estrutura hierárquica visível (padres, bispos, Papa), mas Igreja que é chamada Corpo de Cristo (São Paulo o explica muitas vezes. Ver, por exemplo, Rm 12,4-5), e realmente o é.
Leia MaisIdentidade cristã e vocação do leigo: “ser Igreja de Deus”!Concluamos com mais uma citação do Catecismo (n. 781), que esclarece ainda mais nosso assunto:
"Em todos os tempos e em todas as nações, foi agradável a Deus aquele que O teme e pratica a justiça. No entanto, aprouve a Deus salvar e santificar os homens não individualmente, excluída qualquer ligação entre eles, mas constituindo-os em povo que O conhecesse na verdade e O servisse na santidade. (...)
Esta nova Aliança instituiu-a Cristo no seu Sangue, chamando um povo, proveniente de judeus e pagãos, a juntar-se na unidade, não segundo a carne, mas no Espírito".
Papa no Angelus: reconhecer a singularidade de Jesus em nossa vida
No Angelus, Papa Francisco convida fiéis a reconhecerem a singularidade de Jesus e refletirem sobre sua missão.
Sob os pés da Mãe Aparecida, jovem se converte ao Catolicismo
A conversão é uma transformação de vida inteira! Conheça a história de um jovem que se converteu por meio de Nossa Senhora Aparecida.
Jesus anuncia a Boa Nova por meio da leitura de Isaías
A ação de Jesus é um convite à prática da fé e à vivência dos ensinamentos do Evangelho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.