O Papa Francisco explica que, como cristãos, somos um povo escolhido por Deus, a nossa identidade cristã é de pertença à Igreja. Leia MaisA esperança da Igreja: o incentivo à vocação leiga
A partir do batismo, passamos a fazer parte desta Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica, formando a grande família de Deus. Como família, somos convidados a amar, perdoar e servir, como detalhou o Santo Padre:
“Não se pode amar a Deus sem amar os irmãos; não se pode amar a Deus fora da Igreja; não se pode viver em comunhão com Deus sem viver na Igreja; não podemos ser bons cristãos, a não ser juntamente com todos aqueles que procuram seguir o Senhor Jesus, como um único povo, um único corpo; é nisto que consiste a Igreja.”
Nas cartas de São Paulo nomeiam-se os membros da Igreja como “concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como a pedra angular " (Efésios 2, 19-20).
Como continuadores da missão de Cristo, cada cristão tem como missão ser o sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-16), sendo um colaborador nas quatro dimensões tradicionais da Igreja: a caridade, a comunhão, a evangelização e a liturgia.
Os cristãos que não recebem o sacramento da Ordem compõem a categoria de fiéis pertencentes ao laicato, uma força importante da Igreja, que desempenha um papel significativo na difusão da fé, sendo Igreja onde quer que esteja.
Os principais instrumentos da vida de um cristão leigo são: a proximidade com a Palavra de Deus e a oração filial e constante. Estes dois alimentam a alma e o coração, e são sustento para a caminhada frente os desafios.
“Esta é a Igreja de Deus, que arregaça as mangas para ir ao encontro do outro... que o mandato do Senhor ressoe sempre em vocês: ‘Ide e anunciai o Evangelho’." (cf. Mt 28,19) (Papa Francisco)
⛪ Servir a Deus e ao próximo;
⛪ Meditar a Palavra de Deus;
⛪ Dispor-se ao Jejum;
⛪ Rezar, rezar e rezar.
Como o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes sempre ressalta em suas homilias, a vida do cristão missionário e orante é com “Bíblia na mão, no coração e pé na missão”.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.