Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Dúvidas Religiosas

Tenho que ir à missa nas férias? O A12 responde!

Mesmo nas férias, a vivência da fé é essencial. Veja o que a Igreja orienta quando não é possível participar da missa em viagem!

Escrito por Beatriz Nery

21 JUL 2025 - 14H09 (Atualizada em 21 JUL 2025 - 16H40)

Pawel Pajor/Adobe Stock

Ter férias é um direito e também uma graça. A pausa no trabalho e na rotina é uma oportunidade para restaurar o corpo, a mente e o espírito. Para você que aproveita esse merecido descanso com viagens, sabe que é preciso manter o compromisso com a fé independente do lugar. Mas afinal, é pecado faltar à missa nas férias?

A Igreja ensina que a participação na Eucaristia aos domingos e dias de preceito é uma obrigação de todos os católicos (Catecismo da Igreja Católica, n. 2181). Porém, quando a pessoa está em viagem e realmente não encontra uma igreja próxima ou acessível, essa ausência não é considerada pecado, desde que não haja má vontade ou descuido.

O Papa Francisco afirmava que “para nós, cristãos, o centro do Dia do Senhor, o domingo, é a Eucaristia, que significa 'ação de graças'. É o dia para dizer a Deus: obrigado, obrigado Senhor, obrigado pela vida, pela sua misericórdia, por todos os seus dons.” Isso quer dizer que, mesmo fora da própria paróquia, o domingo deve ser vivido como um tempo sagrado.

O missionário redentorista, Diác. Pablo Vinicius, C.Ss.R., nos ensina se é pecado ou não deixar de participar da Santa Missa:


Se você está de férias, a primeira dica é simples: procure a igreja mais próxima. Verifique os horários das missas, use a internet ou pergunte aos moradores locais. Celebrar com a comunidade do local visitado pode ser, inclusive, uma experiência de fé muito enriquecedora, com novos cânticos e maneiras de agradecer a Deus.

Porém, caso não seja possível encontrar uma igreja ou participar da celebração, a Igreja recomenda fazer uma oração e comunhão espiritual. Reúna a família, leia o Evangelho do dia e medite a Palavra de Deus.

O Diretório para a Pastoral do Turismo, publicado pelo Pontifício Conselho para os Migrantes e Itinerantes, lembra que o turismo e o descanso não devem “interromper o caminho de fé”. Pelo contrário, podem ser uma chance de conversão e renovação.

Portanto, viver a fé nas férias é um modo de continuar conectado com aquilo que sustenta a vida: a certeza de que somos amados por Deus. Não importa onde estivermos, Ele caminha conosco!

NDABCREATIVITY/Adobe Stock NDABCREATIVITY/Adobe Stock

Dica prática:

Antes de viajar, consulte sites ou aplicativos que indicam igrejas e horários de missa. Planejar esse momento como parte do roteiro faz toda a diferença!

beach_access  Vai visitar o Santuário Nacional nas férias? Veja o que fazer!

edit  Aqui estão os horários de missa do Santuário Nacional!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...