Por Redação A12 Em Espiritualidade Atualizada em 30 NOV 2017 - 09H25

A cruz de Santo André

shutterstock.com
shutterstock.com

André, antes de seguir Jesus, era discípulo de João Batista, e ao ouvir a voz do humilde profeta proclamando Jesus como “o Cordeiro de Deus” (Jo 1,35-36), deixa de caminhar com João Batista para seguir e permanecer com Jesus.

Ele era pescador como seu irmão e seu pai, Jonas de Betsaida e foi o primeiro, junto com João evangelista, a seguir o Mestre e levou seu irmão Simão Pedro até Jesus. (Jo 1,42)

Santo André assumiu com o Cristo sua dor, sua paixão, estando ao lado do Cristo, também teria a mesma destinação. Ele morreu crucificado numa cruz decussata, ou seja, em forma de X, a qual ficou conhecida popularmente como “cruz de Santo André”. A tradição conta que Santo André pediu para ser crucificado sobre este tipo de cruz, pois ele se sentiu indigno de ser crucificado de maneira idêntica a de Cristo.

Esta cruz recebeu as seguintes palavras do apóstolo: “Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!”.

A cruz de Santo André faz parte de uma vasta iconografia cristã, e a partir do século XIV passou a estar presente em brasões de armas e também em bandeiras, como da Escócia e da Jamaica.

Também uma das poucas placas de trânsito que consegue causar confusão na cabeça dos candidatos a primeira habilitação é a cruz de Santo André, que significa que à frente, o condutor irá se deparar com uma passagem de nível, ou seja, um cruzamento de linha férrea.

Enfim, o que nos ensina este sinal presente na vida do apóstolo Santo André é o testemunho de sua fidelidade a Cristo e ao Evangelho e como ele foi capaz de entregar a vida pela causa do Reino de Deus. A cruz que ele abraça é sinal da marca do amor de Jesus que seduziu seu coração.

Com informações: 2010. Santidrián, Pedro R. ; Astruga, Mª del Carmen. Dicionário dos Santos. Editora Santuário, 2010. 17p.

4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.