Que Domingo é o dia do Senhor, todos sabemos. Mas, o que muitos ainda não sabem é que a Igreja Católica carrega uma devoção especial para cada um dos demais dias da semana. Você sabia?
“Mas, como podemos converter nossa vida terrena em uma festa contínua? Como celebrá-la dignamente? Segundo os padres da Igreja, é preciso recordar que toda a duração dos anos não é mais que um dia de festa cujos momentos estão todos consagrados a Deus.” (Catecismo de Perseverança, pág. 283)
Dessa forma, viver a nossa fé é compreender que o sentido dela não se vive somente nas missas dominicais, mas sim dia após dia. Por isso, dentre tantas realidades que a Igreja propõe para nossa vida espiritual, ela também nos faz o convite para nos aprofundarmos em uma devoção a cada dia.
Domingo: o dia do Senhor, é totalmente consagrado a Deus. Não é à toa que “guardar domingos e festas” é um dos dez mandamentos. Esse é o dia preparado para o encontro com Jesus na Eucaristia e estar em comunidade, é um dia de festa.
Segunda-feira: ainda na Idade Média surgiu o costume de dedicar a segunda-feira ao Espírito Santo e de rezar pelas almas do purgatório, como uma devoção livre e não obrigatória, aprovada pela Igreja.
Terça-feira: você reza para seu Anjo da Guarda? Embora a devoção e a confiança em nosso Anjo deva estar presente todos os dias, entre os católicos é comum dedicar a terça-feira aos santos anjos, sobretudo aos anjos da guarda, muito venerados por diversos santos.
Quarta-feira: é tradicionalmente dedicada a São José e à boa morte. Desde os tempos apostólicos, esse dia era marcado pelo jejum e pela oração, especialmente junto aos túmulos dos mártires, com uma prática mais breve que o jejum quaresmal.
Quinta-feira: um dia todo dedicado à Sagrada Eucaristia. Em muitos locais, capelas, igrejas e comunidades, há o costume da adoração ao Santíssimo. Estende-se a cada um de nós o convite de visitá-lo no Sacrário e fazer nossa oração. Este dia da semana nos recorda a instituição da Eucaristia por Jesus, quando Ele nos deixou, em seu Corpo e Sangue, o maior dom de Deus à humanidade.
Sexta-feira: recorda a crucificação de Jesus e, por isso, é tradicionalmente vivida como dia de penitência e sacrifício, marcado pelo jejum e por orações em honra às chagas de Cristo.
Aqui vale lembrar que o Código de Direito Canônico determina que todas as sextas-feiras do ano sejam dias penitenciais, com abstinência de carne, exceto quando coincidem com alguma solenidade.
Lembrando que, aqui no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) permite a substituição da abstinência por uma obra de caridade ou um ato de piedade.
Sábado: tradicionalmente dedicado à Virgem Maria. Durante séculos, o sábado foi vivido como dia festivo, lembrando o descanso do Senhor, as curas e pregações de Jesus, e, desde os primeiros tempos, tornou-se também um dia especialmente dedicado à veneração da Virgem Maria.
Você já conhecia e vivia essas devoções? Qual é a devoção especial para este dia em que você lê esse post? Se você tirar nem que seja um minuto de cada dia para refletir e rezar com estas intenções, estará mais perto de Deus cotidianamente.
Que a cada manhã você se recorde das devoções para caminhar em união com toda a Igreja e em comunhão com Nosso Senhor. Lembre-se de que não caminhamos nunca sozinhos e que Deus se faz presente todos os dias.
add_box Confira 12 novenas para rezar ao longo do ano de 2026
Fonte: Aleteia
Papa Leão XIV pede um Natal com menos consumo e mais presença
Ao responder a um psicólogo que atende cada vez mais pacientes que perderam o verdadeiro sentido do Natal, o Santo Padre pediu sobriedade e menos excessos no Natal
“Faça as pazes com alguém antes do Natal”, sugere o Papa
Papa Leão XIV convida jovens adultos a viverem o Natal com reconciliação, inspirados no presépio e no exemplo de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati.
Quando as férias não são para todos: o peso invisível da maternidade
Férias escolares expõem desafios da maternidade solo no Brasil, sobretudo para mães atípicas, que conciliam trabalho, cuidado integral e falta de rede de apoio local já.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.