Espiritualidade

A devoção ao Imaculado Coração: Um caminho de ternura e amor

Camila Vilas

Escrito por Camila Vilas

07 JUN 2024 - 14H20 (Atualizada em 07 JUN 2024 - 15H13)

Shutterstock

No caminho da vida, passamos por inúmeras situações que nos desafiam e, muitas vezes, nos fazem sofrer. São nestes momentos, onde sentimos o peso da cruz, que buscamos consolo e esperança. Para que possamos, então, abraçar a cruz, Jesus nos deu sua Mãe Santíssima, que nos mostra seu Imaculado Coração. Nele podemos encontrar a ternura, a força e a bondade de uma Mãe que está sempre atenta a escutar e atender as necessidades de seus filhos, especialmente nos momentos mais difíceis.

Maria nos revelou em Fátima que o seu Imaculado Coração está tão configurado e é tão semelhante ao de Jesus, que os dois quase se confundem. A liturgia nos mostra esta união já que a Igreja celebra a festa do Imaculado Coração de Maria no sábado seguinte à sexta-feira da festa do Sagrado Coração de Jesus.

Nós estamos chamados a ter um coração como o de Jesus, e Maria nos guia e educa nesta tarefa através das suaves lições que aprendemos de seu Imaculado Coração. Ela com sua ação e presença maternal, busca em todo momento que nós sejamos outros Cristos.

A origem da devoção

A devoção ao Imaculado Coração de Maria se remonta aos primórdios da história da Igreja e tem sua origem nas Sagradas Escrituras, pois nelas encontramos referências ao Coração de Maria. No Evangelho de São Lucas, vemos como Maria “conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2, 19 e Lc 2, 48-51).

Esta bela e profunda devoção, ao longo dos séculos, foi crescendo e ganhando grandes devotos, especialmente São João Eudes que, em 1648, conseguiu a aprovação para celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria na diocese de Autun, França.

Em 1805, o Papa Pio VII autorizou a celebração da festa em todas as dioceses e congregações religiosas, e em 1855, o Papa Pio IX aprovou a Missa e o Ofício, próprios do Imaculado Coração de Maria. No século XX, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e toda a humanidade ao Imaculado Coração de Maria.

A prática da devoção

A devoção dos primeiros sábados foi incentivada pelo Papa São Pio X em 1905, que concedeu indulgências plenárias para aqueles que, no primeiro sábado de cada mês, se confessassem, comungassem e praticassem exercícios devocionais em honra da Virgem Maria, em espírito de reparação.

Leia Mais"Não sei como dizer sim a Deus..." Maria nos ensina!O canto do magnificat e a alegria de MariaPassando por momentos de tribulação? Olhe para Maria, Nossa Senhora da PazA beleza da simplicidade: Como Maria nos ensina a viver a vida cotidiana

Em 1917, durante a segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, os pastorinhos viram o Imaculado Coração de Maria cercado de espinhos, refletindo a importância da intenção reparadora para apaziguar a ira divina. Este evento confirmou e deu um novo impulso à devoção dos primeiros sábados.

Para praticar essa devoção, os fiéis devem cumprir quatro atos de piedade: confissão, oração do Terço, quinze minutos de meditação dos mistérios do Rosário e comunhão, sempre com a intenção de reparar as ofensas contra o Imaculado Coração. Esta prática busca unir os fiéis mais profundamente a Deus, promover a oração, os sacramentos e a conversão, levando sempre ao encontro com Deus através de Maria.

Que esta reflexão nos inspire a contemplar e amar o Coração de Nossa Santa Mãe, que nos ama e quer que tenhamos um coração semelhante ao de seu Filho Jesus.

.:Padre Leandro dos Santos explica o sentido da solenidade do Sagrado Coração de Jesus e a memória do Imaculado Coração de Maria. Confira! 

Escrito por
Camila Vilas
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...