No caminho da vida, passamos por inúmeras situações que nos desafiam e, muitas vezes, nos fazem sofrer. São nestes momentos, onde sentimos o peso da cruz, que buscamos consolo e esperança. Para que possamos, então, abraçar a cruz, Jesus nos deu sua Mãe Santíssima, que nos mostra seu Imaculado Coração. Nele podemos encontrar a ternura, a força e a bondade de uma Mãe que está sempre atenta a escutar e atender as necessidades de seus filhos, especialmente nos momentos mais difíceis.
Maria nos revelou em Fátima que o seu Imaculado Coração está tão configurado e é tão semelhante ao de Jesus, que os dois quase se confundem. A liturgia nos mostra esta união já que a Igreja celebra a festa do Imaculado Coração de Maria no sábado seguinte à sexta-feira da festa do Sagrado Coração de Jesus.
Nós estamos chamados a ter um coração como o de Jesus, e Maria nos guia e educa nesta tarefa através das suaves lições que aprendemos de seu Imaculado Coração. Ela com sua ação e presença maternal, busca em todo momento que nós sejamos outros Cristos.
A origem da devoção
A devoção ao Imaculado Coração de Maria se remonta aos primórdios da história da Igreja e tem sua origem nas Sagradas Escrituras, pois nelas encontramos referências ao Coração de Maria. No Evangelho de São Lucas, vemos como Maria “conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2, 19 e Lc 2, 48-51).
Esta bela e profunda devoção, ao longo dos séculos, foi crescendo e ganhando grandes devotos, especialmente São João Eudes que, em 1648, conseguiu a aprovação para celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria na diocese de Autun, França.
Em 1805, o Papa Pio VII autorizou a celebração da festa em todas as dioceses e congregações religiosas, e em 1855, o Papa Pio IX aprovou a Missa e o Ofício, próprios do Imaculado Coração de Maria. No século XX, o Papa Pio XII consagrou a Igreja e toda a humanidade ao Imaculado Coração de Maria.
A prática da devoção
A devoção dos primeiros sábados foi incentivada pelo Papa São Pio X em 1905, que concedeu indulgências plenárias para aqueles que, no primeiro sábado de cada mês, se confessassem, comungassem e praticassem exercícios devocionais em honra da Virgem Maria, em espírito de reparação.
Leia Mais"Não sei como dizer sim a Deus..." Maria nos ensina!O canto do magnificat e a alegria de MariaPassando por momentos de tribulação? Olhe para Maria, Nossa Senhora da PazA beleza da simplicidade: Como Maria nos ensina a viver a vida cotidiana
Em 1917, durante a segunda aparição de Nossa Senhora em Fátima, os pastorinhos viram o Imaculado Coração de Maria cercado de espinhos, refletindo a importância da intenção reparadora para apaziguar a ira divina. Este evento confirmou e deu um novo impulso à devoção dos primeiros sábados.
Para praticar essa devoção, os fiéis devem cumprir quatro atos de piedade: confissão, oração do Terço, quinze minutos de meditação dos mistérios do Rosário e comunhão, sempre com a intenção de reparar as ofensas contra o Imaculado Coração. Esta prática busca unir os fiéis mais profundamente a Deus, promover a oração, os sacramentos e a conversão, levando sempre ao encontro com Deus através de Maria.
Que esta reflexão nos inspire a contemplar e amar o Coração de Nossa Santa Mãe, que nos ama e quer que tenhamos um coração semelhante ao de seu Filho Jesus.
.:Padre Leandro dos Santos explica o sentido da solenidade do Sagrado Coração de Jesus e a memória do Imaculado Coração de Maria. Confira!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.