O Canto do Magnificat, a belíssima oração que brota do coração e lábios de Maria, é rezada diariamente pela Igreja nas orações das Vésperas da Liturgia das Horas. Esse cântico foi proclamado por Nossa Senhora na visitação à sua prima Isabel e podemos encontrá-lo no Evangelho de Lucas (1, 46-55).
Em meio a um mundo que busca saciar seus anseios de felicidade em alegrias vazias e no individualismo que se fecha aos demais, a oração do Magnificat aparece como um bálsamo de esperança e confiança nas promessas de Deus.
Assim nos ensina, na catequese de 6 novembro de 1996, São João Paulo II: Maria, inspirando-se na tradição do Antigo Testamento, celebra com o cântico do Magnificat as maravilhas que Deus realizou nela. Esse cântico é a resposta da Virgem ao mistério da Anunciação: o anjo convidou-a a alegrar-se; agora Maria expressa o júbilo de seu espírito em Deus, seu salvador. Sua alegria nasce de ter experimentado pessoalmente o olhar benévolo que Deus dirigiu a ela, criatura pobre e sem influência na história.
Como nos mostra o Santo Padre, a alegria de Maria nasce da experiência de ser vista e amada por Deus. Esta experiência tão profunda, a leva a exultar de alegria e júbilo.
A fonte da verdadeira alegria
Em meio as nossas tristezas e angústias, Maria nos convida a levantar os olhos para ver as maravilhas que Deus fez em sua vida e faz também em nossas vidas. Quantas vezes nós nos perdemos e nos afastamos da fonte de verdadeira alegria que é o amor de Deus.
Este amor é incondicional, verdadeiro, misericordioso e fiel. Deus nos ama profundamente e quer que nossa alegria esteja ancorada neste amor. De tal modo, poderemos ver as maravilhas que Deus faz por nós todos os dias, apesar de nossa pequenez e fragilidade, e viver com o coração agradecido e cheio de esperança, seguindo o modelo de Nossa Senhora.
Leia MaisPassando por momentos de tribulação? Olhe para Maria, Nossa Senhora da PazA beleza da simplicidade: Como Maria nos ensina a viver a vida cotidianaA Maternidade de Maria nos Ensina a Educar no Amor
Assim continua nos dizendo o Papa: Frente ao Senhor, potente e misericordioso, Maria manifesta o sentimento de sua pequenez: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor; alegra meu espírito em Deus, meu salvador, porque olhou para a humilhação de sua escrava” (Lc 1,46-48).
Provavelmente, o termo grego tapeinosis foi tirado do cântico de Ana, a mãe de Samuel. Com ele indicam a “humilhação” e a “miséria” de uma mulher estéril (cf. 1 S 1,11), que encomenda sua pena ao Senhor.
Com uma expressão semelhante, Maria apresenta sua situação de pobreza e a consciência de sua pequenez perante Deus que, com decisão gratuita, colocou seu olhar sobre ela, jovem humilde de Nazaré, chamando-a a converter-se na mãe do Messias.
A alegria que vem de Deus difere da alegria do mundo, pois Deus olha para nós e nos enche de seu amor eterno apesar do pouco que somos. Para ser alegres em Deus só precisamos ter um coração humilde e simples. Já a alegria do mundo demanda ter tantas coisas, ser tantas coisas, que muitas vezes, nos leva a nos angustiar e entristecer. Se nos sentimos assim, podemos dizer que estamos longe da alegria verdadeira.
Ler, rezar e meditar o cântico do Magnificat pode ser um excelente meio para a responder à pergunta: Onde está a minha alegria? Que inspirados por esta bela e profunda oração, possamos ver tudo de maravilhoso que Deus realiza em nossas vidas.
.: No Escola de Maria, Pe. Vinicius Ponciano traz um momento de reflexão sobre “O cântico de Maria — Magnificat”. Confira!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.