Durante este mês dedicado a Maria, temos a oportunidade de admirar as maravilhas que Deus pôs em seu Imaculado Coração em favor de seu povo santo, que é a Igreja. Deus sabe dos desafios e tribulações que vivemos no vale de lágrimas que é este mundo, e nos dá a Maria, estrela que nos guia, levando-nos até chegar à Luz verdadeira que é Jesus.
Ao longo de sua história, a Igreja recorreu sempre à intercessão e à proteção da Santíssima Virgem Maria. E um dos títulos mais antigos de nossa querida Mãe é o de Auxílio dos Cristãos, pois Ela nos auxilia e ajuda em todos os momentos, estando sempre disposta a acudir os seus filhos.
A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora começou em 1571, quando o Papa Pio V, diante da ameaça do imperador turco Selim que buscava o domínio da Europa, organizou uma esquadra e clamou pela ajuda da Virgem Maria. A vitória cristã foi conquistada no dia 7 de outubro e o Papa incluiu a invocação “Auxiliadora dos Cristãos” nas ladainhas lauretanas.
A festa em sua homenagem, porém, só foi instituída em 1816 pelo Papa Pio VII, em agradecimento à intercessão de Maria durante seu cativeiro na França, imposto por Napoleão I. Em 24 de Maio de 1814, o Papa Pio VII entrou solenemente em Roma e recuperou seu poder pastoral.
Para evidenciar sua gratidão à Santa Mãe de Deus, o Pontífice criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora nesta mesma data. A partir daí, muitos cristãos começaram a ter uma grande devoção por Maria Auxiliadora. Um de seus devotos mais ilustres foi Dom Bosco. Através dos ensinamentos de sua mãe Margarida, ele aprendeu a confiar plenamente na intercessão da Virgem Maria, e essa confiança foi fundamental na fundação de sua Congregação Religiosa.
Ele escolheu o título de Auxiliadora em meio a um período de conflito entre o poder civil e a Igreja, marcado pela queda de Roma e a perda do poder temporal da Igreja durante o ministério do Conde de Cavour, um importante ministro italiano. Nesse contexto histórico, Dom Bosco, famoso por seu trabalho com os jovens, dedicou todo o seu esforço educacional a Nossa Senhora, pedindo sua proteção e auxílio contra todas as dificuldades.
“Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria”
Movidos pelo testemunho de tantos cristãos e confiantes no amor maternal de Maria, nós também devemos buscar a Nossa Mãe e colocar diante de seu Imaculado Coração as nossas tristezas e angústias. Ela como uma mãe amorosa intercederá junto a Jesus por seus filhos. Assim nos ensina São Bernardo de Claraval em sua belíssima oração:
“Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas,
pensa em Maria, invoca Maria.
Que seu nome nunca se afaste de teus lábios,
jamais abandone teu coração;
e para alcançar o socorro da intercessão dela,
não negligencies os exemplos de sua vida.
Seguindo-a, não te transviarás;
rezando a ela, não desesperarás;
pensando nela, evitarás todo erro.
Se ela te sustenta, não cairás;
se ela te protege, nada terás a temer;
se ela te conduz, não te cansarás;
se ela te é favorável, alcançarás o fim”.
Que diante de nossos desafios e temores e inspirados pelo pequeno trecho desta oração, o nome de Maria seja para os nossos lábios e corações uma fonte inesgotável de consolo e esperança, pois sabemos que, apesar das tempestades desta vida, Maria nos guia ao porto seguro que é seu Filho Jesus, que é nossa paz e felicidade.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.