No início deste mês de novembro, a Igreja celebrou a Solenidade de Todos os Santos, uma das festas mais especiais do calendário litúrgico, pois recorda a todos os que atingiram a plenitude do amor a Deus. Leia MaisSolenidade de Todos os SantosLadainha de Todos os Santos: rogai por nós!
Esta festa é um convite para que cada cristão recorde sua própria vocação à santidade.
Como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, “Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade” (CIC 2013). A santidade não é privilégio de alguns poucos eleitos, mas uma vocação universal, acessível a todos que buscam conformar sua vida a Cristo.
O Papa Francisco reforça este chamado em sua Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, afirmando: “O Senhor quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa” (GE 1).
A Solenidade de Todos os Santos celebra, portanto, a grande “comunhão dos santos” que a Igreja proclama no Credo, unindo em uma só celebração os santos já conhecidos e venerados ao longo da história, como São Francisco de Assis, Santa Teresa de Ávila e Santa Teresinha do Menino Jesus, aos milhões de outros cristãos que, de maneira silenciosa e anônima, viveram com fidelidade seu chamado batismal.
É uma solenidade que nos convida a contemplar a “multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Apocalipse 7,9) que hoje está reunida no céu, louvando a Deus.
Os santos são, para nós, modelos de uma vida que responde plenamente ao Evangelho e à vontade de Deus. Eles nos mostram que é possível viver de forma o amor, a misericórdia, a pureza e a fidelidade a Cristo em qualquer estado de vida ou profissão.
Cada santo, com sua história única, nos ensina que a santidade é acessível para quem, em cada dia, decide amar e servir a Deus e aos irmãos.
Ao olhar para a vida dos santos, vemos, como recorda o Papa Francisco, que eles “não são super-heróis” e sim pessoas de carne e osso que viveram seu chamado de forma fiel e amorosa, “vencendo o mal com o bem, o ódio com o amor, a ofensa com o perdão” (Angelus, 1º de novembro de 2013).
Esta solenidade, se estende a uma multidão que viveu em total humildade e simplicidade, sem ser conhecida ou reconhecida por sua vida de santidade. São aqueles que, com suas ações silenciosas, manifestaram o amor a Deus e aos irmãos de maneira discreta, vivendo muitas vezes em uma “santidade escondida” que, mesmo sem deixar rastros na história, deixou a marca do amor de Deus por onde passou.
O Papa Bento XVI, em uma catequese, lembrou que “a festa de Todos os Santos nos recorda também os ‘santos desconhecidos’, aqueles que talvez ninguém tenha recordado, mas que foram e são santos aos olhos de Deus, homens e mulheres que viveram o Evangelho na humildade e na simplicidade do dia a dia” (Angelus, 1º de novembro de 2006).
Esta festa nos lembra que somos todos chamados a ser “outros Cristos” no mundo, transformando-o com nossas ações, seja nas grandes obras ou nos pequenos gestos, realizando as tarefas comuns de cada dia. Assim, cada um de nós é convidado a se unir à multidão de santos e santas que viveram como discípulos autênticos do Evangelho de Jesus.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.