Leia MaisÓdio na Internet: reflexo da fragilidade das relaçõesPapa Francisco incentiva jovens a viverem o Advento através da internet“O ambiente digital não é um mundo paralelo ou puramente virtual, mas faz parte da realidade de muitas pessoas, especialmente a dos mais jovens” (Mensagem para o XLVII Dia Mundial das Comunicações Sociais). O Papa Bento XVI, com estas palavras, reconhece o valor da cultura digital e a sua relevância na propagação da fé cristã. A Igreja sempre utilizou todos os recursos disponíveis para expandir a mensagem do Evangelho; na atual conjuntura, os cristãos devem, com responsabilidade, utilizar a mídia para anunciar Jesus Cristo. Esta, por São João Paulo II, foi chamada de o novo areópago dos tempos modernos (RM37c).
Adentrar na cibercultura, para a Igreja - que somos nós - é a oportunidade de fazer propaganda da fé, não como um mercado religioso, mas como testemunho do nosso acreditar em Cristo. O Papa Francisco insiste que sejamos uma Igreja em saída (EG20); esta saída inclui também utilizar as redes sociais para “sairmos ao encontro” de realidades desafiadoras que exigem de nós - cristãos - atitudes concretas. Assim, a missão do cristão nas redes sociais é utilizar os recursos tecnológicos para transmitir valores cristãos. A cultura digital, na atual circunstância, torna-se uma oportunidade para “proclamar o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). A CNBB convocou os cristãos, especialmente os jovens, para testemunhar Jesus Cristo nas redes sociais: “Os jovens que estão presentes nas redes digitais são convidados, pela Igreja, a dar testemunho cristão nesses ambientes” (CNBB, Diretório de Comunicação, 128).
Ser um internauta cristão não significa ser uma Igreja virtual, mas, na virtualidade, inserir conceitos e valores de uma Igreja que deseja e tem a missão de levar o Evangelho a todos os ambientes para ser fiel ao pedido de Jesus: “ide e ensinai a todas as nações” (Mt 28,19).
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.