A Unção dos Enfermos é um dos sete sacramentos instituídos por Cristo, para o bem de sua Igreja, em perpetuação de sua presença salvífica no meio de nós. Nós, católicos, confiamos que, nos momentos mais difíceis da doença e do sofrimento, um ministro da Igreja irá nos socorrer com o viático, assim como com a benção do óleo sacramental.
Ao longo deste tempo de pandemia, as Igrejas particulares ao redor do mundo, segundo a solicitude pastoral de seus pastores, se dedicaram a publicar diretrizes para a administração dos sacramentos, para que não faltasse a assistência sacramental e, ao mesmo tempo, fosse assegurada da melhor forma possível a saúde dos envolvidos. Algumas dioceses até mesmo realizaram treinamento de seus sacerdotes para que estivessem melhor preparados e que, assim, a ninguém faltassem os sacramentos.

Em relação à administração da Unção dos Enfermos, o Código de Direito Canônico estabelece que o ministro faça a unção com a sua própria mão, o que exige, consequentemente, a sua presença física. O mesmo cânone observa, porém, a possibilidade de que, por razão grave, seja usado um instrumento, como pode ser um cotonete, um maço de algodão, luvas ou toalhas (Ver Cân 1000 §2).
Leia MaisQuem pode receber o Sacramento da Unção dos Enfermos?A presença física, porém, é essencial para que se conserve a integridade deste sacramento, e ela não pode ser substituída por nenhum meio virtual, como uma ligação ou conexão via internet, o que levou, e continuará a levar, milhares de bispos, sacerdotes e diáconos a se prepararem o melhor possível para continuarem a assistir os enfermos com este sacramento.
Diversos testemunhos de coragem e abnegação ministerial se multiplicaram pelo mundo, e continuam a se multiplicar, ao se consagrarem a este serviço em situação de pandemia. Rezemos sempre por todos eles!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.