Por Luciana Gianesini Em Espiritualidade Atualizada em 06 OUT 2021 - 15H40

Aparecida, Mãe de todos nós!

Quem é Nossa Senhora para você, hoje?

Estamos vivendo um tempo muito especial para a Igreja no Brasil: estamos em plena Novena e Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

O tema deste ano, "Com Maria, somos povo de Deus, unido pela Aliança", no entanto, me deixou reflexiva desde a sua divulgação.

Será que nós somos, de fato, povo de Deus hoje? Será que, de fato, ainda estamos unidos? O que será que Nossa Senhora teria a nos dizer se fosse 'pescada' hoje? 

Essas e muitas outras perguntas vêm ecoando na minha cabeça há muito tempo, principalmente diante de tantas notícias desanimadoras, como a crescente desigualdade, impulsionada pela pandemia de Covid-19, a assustadora degradação do meio ambiente... E pensei como eu poderia trazer para você, leitor do Portal A12, uma reflexão acerca dessa presença de Nossa Senhora nessa realidade, tão nossa e tão dura.

Só que eu queria trazer isso de forma diferente, em forma de imagem. Porém, como não sei desenhar nem florzinha (risos), fui falar com quem sabe. E, meio que despretensiosamente, mandei um convite, pelas redes sociais mesmo, a um dos mais reconhecidos ateliês de arte religiosa do Brasil, o Ateliê15. 

Com sede em Vitória da Conquista (BA) e nove anos de existência, eles são os autores, por exemplo do cartaz da última Campanha da Fraternidade, que você vê aqui abaixo:

Prontamente, toparam o desafio. Expliquei a proposta e deixei claro que poderiam se sentir bem livres quanto à interpretação e representação que fariam.

E, qual não foi minha surpresa, quando eles nos enviaram o desafio cumprido!

Veja abaixo!

Ateliê15
Ateliê15


Só de bater o olho, a gente já se identifica com vários elementos da imagem, não é verdade? Mas deixei que eles próprios nos explicassem, com a riqueza de detalhes:

"Na parte inferior da arte, temos o momento em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida é encontrada no Rio Paraíba do Sul pelos três pescadoresNa imagem, eles usam camisas com várias faces, representando o povo de Deus que, diariamente, encontra a imagem da Mãe Aparecida em diversos lugares.

Acima dos pescadores, temos a pluralidade do povo missionário, representado por pessoas vestidas com camisas nas cores missionáriasNa parte superior, três pessoas (um índio, uma criança e uma mulher negra) coroam a Padroeira do Brasil. 

Ainda na parte superior, o Sol ilumina o caminho do povo em saída. A folha solitária de uma árvore representa a natureza, que já foi tão abundante em nosso País, mas hoje tenta resistir e sobreviver à ganância do homem. E ao fundo, uma favela, para mostrar a presença mariana nas comunidades periféricas do País".

:: Saiba mais sobre o Ateliê15

A partir dessa representação, podemos perceber como a mensagem de Aparecida permanece atual, mesmo após mais de 300 anos!

Nossa Senhora se faz presente nas mais distintas realidades, nas mais distantes comunidades, entre os mais diversos povos e raças... E ainda é a mulher que, na sua fragilidade, revela toda a sua força, vestida de Sol, mostrando que nossa luz ainda está lá, em Jesus, que nos une nessa inquebrável Aliança de Amor.

E não para por aí!

Muitas outras iniciativas de ilustradores, profissionais ou não, aparecem nas redes sociais nesse período festivo. A Missão NÓSS também publicou sua versão no Instagram, refletindo o tema da Novena e Nesta. Veja só!


"Aparecida é a Mãe de todos nós"

A partir da reflexão em que mergulhei com as imagens, eu, que sou muito ligada à música, fiquei com uma canção muito conhecida grudada na minha cabeça.

Reproduzo abaixo, um trechinho da letra, cantada durante a Novena da Padroeira de 2020:

"Maria o Magnificat cantou!
E, com Ela, também nós vamos cantar,
Implorando pelo povo sofredor,
que por falta de amor, nada tem para comer.

Maria o Magnificat cantou!
E, com Ela, também nós vamos cantar,
De mãos dadas, mais um ano passaremos,
e jamais esqueceremos desta Mãe que nos uniu!

Aparecida é a Mãe do pescador!
É a Mãe do Salvador!
É a Mãe de todos nós!"

CLIQUE AQUI PARA OUVIR

Que possamos, ao longo desses dias, nos lembrar que Nossa Mãe está sempre com a gente, acolhendo nossas dores, nossas preces, e intercedendo por nós junto a Jesus.

👉 Agora o desafio é com você! Conte pra gente, aqui nos comentários, quem é a Mãe Aparecida para você, hoje?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.