Todos os anos, com grande alegria, vemos milhares de devotos indo a pé para o Santuário Nacional para celebrar o dia da Padroeira do Brasil. Essa é uma devoção que fiéis do Brasil inteiro praticam anualmente com amor e gratidão.
Leia MaisPara seguir a Jesus Cristo não basta apenas caminhar
Os peregrinos que vêm a pé para a Casa da Mãe, caminham sem cessar, dia e noite com gratidão de poder vir e agradecer a Mãe Aparecida pelas graças recebidas ao longo do ano.
Quem caminha, caminha em busca de algo, tem uma meta de chegada. A meta dos fiéis caminhantes é avistar, ainda na Dutra, depois de horas ou dias, o Santuário Nacional. É um momento de leveza, de paz, de missão cumprida.
Na nossa vida religiosa, sempre temos o costume de realizar alguma coisa como ato devocional, como por exemplo, jejuar na Quaresma, fazer uma novena, um tríduo, ter devoção a um santo ou a um título de Nossa Senhora. Porém, um ato devocional de muitos fiéis do Brasil, principalmente do Vale do Paraíba, é ir a pé para Aparecida. Um ato belíssimo, que tem um rico significado no coração e na fé de cada um.
Em simples gestos existem ricos significados, porém, é necessário vivermos internamente as práticas externas da fé, mas o que isso quer dizer? Que não adianta, você caminheiro e caminheira, ir a pé para Aparecida somente por tradição, é necessário ir de coração! Ou seja, caminhar com fé, com esperança, sem reclamar ou brigar.
Nos perguntemos: De que nos vale caminhar dias, noites, semanas ou meses e chagarmos à Casa da Mãe com o coração vazio? Quando venho na casa de Maria, volto restaurado, renovado, ou permaneço o mesmo? Minha troca de olhares diante de Nossa Senhora em seu Nicho me converte? Me faz mudar de postura? Estou indo para agradecer ou para aparecer?
Por isso, aqui, queridos fiéis e caminhantes, é necessário pensarmos e refletir se estamos vivendo internamente a atitudes que praticamos externamente. Pois, fazer para os holofotes é fácil, é chamativo, mas fazer pela fé e gratidão não é com todos que isso acontece.
Querido irmão, querida irmã, Nossa Senhora te acolhe de braços abertos! Por isso, venham por amor e com fé, venham na intenção de não só fazer uma caminhada tradicional, mas com o propósito de mudar o coração, de se deixar transformar com o amor da Mãe Aparecida. Como diz o Papa Francisco, “Quem ama não permanece nas próprias posições, mas se deixa mover e comover”.
.:: Santuário tem movimento intenso no fim de semana antes do 12 de outubro
Portal A12 e Audima promovem acessibilidade digital inclusiva
Acesse o Portal A12 e descubra como a Audima promove acessibilidade digital para idosos, analfabetos, neurodivergentes e muito mais.
O ciclo litúrgico e nossa vida espiritual
Começamos um novo Ano Litúrgico, esse ciclo espiritual é um convite para mergulharmos no mistério de Cristo, renovando nossa fé e fortalecendo nossa caminhada espiritual.
Nasceu a Esperança: Coral Arquidiocesano prepara especial de Natal
O Coro Arquidiocesano de Aparecida se apresenta no dia 17 de dezembro no Seminário Bom Jesus. Este ano, o tema reflete a esperança do Jubileu da Igreja em 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.