Por Redação A12 Em Espiritualidade Atualizada em 10 JUL 2020 - 09H50

Como comemorar o dia de São Bento em casa


Dom João Baptista, OSB
Dom João Baptista, OSB

O dia litúrgico de São Bento é comemorado em 11 de julho. Como muitos estão impossibilitados de irem à igreja devido à pandemia, com rigorosas e necessárias restrições para conter a Covid-19, as celebrações serão transmitidas pelas redes sociais. Muitas pessoas participarão a partir de casa.

Apesar disso, podemos viver este dia intensamente. Apresento desta forma, a fim de trazer conforto espiritual e fortalecimento da fé, algumas orações para serem recitadas durante todo o dia 11 de julho. Mas como toda boa festa que se preze, tudo se inicia na véspera.

Para a noite do dia 10 de julho:

Preparar um cantinho da oração, um pequeno altar. Este pode ficar no quarto ou na sala. É preciso que seja um lugar silencioso e agradável, que ajude na concentração.

Nele, coloque uma imagem de São Bento. Caso não a tenha, use um crucifixo de mesa. Se tiver a Medalha de São Bento, esta pode ser aí acrescentada. Deixe uma Bíblia aberta, não para enfeitar, mas para o próprio uso, pois alguns salmos serão recitados durante várias horas do dia. Coloque também uma Medalha de São Bento na porta ou janela de sua casa. Aliás, é bom que este sacramental assim permaneça por todos os dias do ano.

Escreva as frases que formam a oração da Medalha de São Bento e espalhe por vários lugares de sua casa. Para isso, você pode usar um bilhete adesivo. Num deles você pode escrever: “A Cruz Sagrada seja a minha luz” e colar em qualquer lugar na sala, como se fosse um lembrete. Em outro bilhete, escreva a frase seguinte: “Não seja o dragão o meu guia” e colar no quarto, e assim por diante. Cole na cozinha, nos demais quartos, enfim, em todos os cômodos, mesmo que seja necessário repetir as frases.

Shutterstock.
Shutterstock.


Antes de dormir, reze um Pai-Nosso, três Ave-Marias e a oração da Medalha de São Bento:

A Cruz Sagrada seja a minha luz,
não seja o dragão o meu guia.
Retira-te, satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que me ofereces,
bebes tu mesmo do teu veneno!

Para o dia 11 de julho:

Ao acordar, agradeça a Deus por mais um dia que se inicia. Peça forças para suportar as adversidades que poderão surgir e coloque toda a sua vida nas mãos de Deus. Recite a oração da Medalha de São Bento.

Caso não tenha a possibilidade de participar de alguma missa presencial, busque as celebrações pelas TVs católicas ou pelas redes sociais. Este dia é o da memória obrigatória de São Bento e, em todas as missas, ele será lembrado. O Mosteiro de São Bento de São Paulo transmitirá sua missa principal através de sua página oficial do Facebook.

Entre 8h e 9h, reze o Salmo 26. Ao terminar o salmo, faça alguns segundos de silêncio, sentado(a) com a coluna ereta e com os olhos fechados. Termine com a oração da Medalha de São Bento. (este ritual deve ser repetido em todas as demais orações aqui sugeridas).

Ao meio-dia, reze o Salmo 23. É um salmo muito querido. E meio-dia é o momento da em que estamos, ao mesmo tempo, fortes e fracos. Que Deus possa nos levar às verdes pastagens.

Antes das refeições (almoço e jantar), reze:

Ó Deus Todo poderoso, abençoai estes alimentos pela intercessão do Santo Patriarca São Bento. Que esta refeição dê forças ao nosso corpo para suportar as necessidades do dia a dia. Abençoai também nossa alma! Que ela receba o alimento que a possa guiar em direção ao banquete celestial. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Ao terminar a refeição, agradeça pelo alimento e lembre-se dos que passam fome.

15h – Reze o Salmo 50. Este é um salmo de penitência. Lembre-se que esta é a hora da misericórdia, o momento da morte de Cristo.

Entre 17h e 18h – Agradeça pela jornada, rezando o Salmo 117. O dia está acabando e a noite vem chegando.

Entre 20h e 21h, reze o Salmo 91. Além de ser um salmo muito popular, traduz a proteção de Deus e nossa total necessidade d’Ele.

Ao se preparar para dormir, acenda uma vela. Reze um Pai-Nosso, três Ave-Marias e a oração do dia de São Bento:

Ó Deus, que fizestes o abade são Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

(não rezar aqui a oração da Medalha de São Bento. Você a fará na manhã do dia seguinte. Lembre-se de apagar a vela para evitar acidentes).

Para o dia 12 de julho:

No dia seguinte, 12 de julho, ao acordar, retire os bilhetinhos que você colou pela casa com trechos da oração da Medalha de São Bento e queime-os em um recipiente, rezando a mesma oração.

Dom João Baptista Barbosa Neto, OSB
Monge do Mosteiro de São Bento de São Paulo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.