Em um mundo onde tudo parece efêmero e o compromisso é cada vez mais raro, os casais enfrentam um grande desafio: manter firme a promessa de um amor fiel e duradouro. Em tempos em que somos constantemente bombardeados pelas redes sociais e pela busca incessante por uma vida cheia de sucessos e prazeres imediatos, a base do matrimônio cristão é posta à prova.
As redes sociais, com seus perfis de vidas perfeitas e maravilhosas, criam uma falsa noção de felicidade e sucesso. Este bombardeio constante pode levar os casais a compararem suas vidas e relacionamentos com os dos outros, gerando insatisfação e insegurança. A realidade é que por trás de cada imagem idealizada, há desafios e lutas que não são mostrados.
O egoísmo, que brota desta vida centrada em si mesmo, é também um grande problema. Vivemos em uma cultura que valoriza o "eu" e que valoriza a superficial esquecendo os valore essenciais. Esta visão individualista pode ser devastadora para o matrimônio, onde o verdadeiro amor requer sacrifício, compreensão e doação mútua. Quando cada cônjuge começa a colocar suas próprias necessidades acima das do outro, a união começa a enfraquecer.
São João Paulo II, em seu encontro com as famílias em 1997 no Rio de Janeiro, já alertava para estas dificuldades: Hoje, infelizmente, vai-se difundindo pelo mundo uma mensagem enganosa de felicidade impossível e inconsistente, que só arrasta consigo desolação e amargura.
Leia MaisNamoro cristão: Construindo um relacionamento centrado em DeusComo a Bíblia nos ajuda a ter um relacionamento saudável?Relacionamentos afetivos: o embate entre razão e emoçãoSeu relacionamento te anula?
A felicidade não se consegue pela via da liberdade sem a verdade, porque esta é a via do egoísmo irresponsável, que divide e corrói a família e a sociedade.
Diante desses desafios, é essencial que os casais se voltem ao primeiro amor: o amor que os uniu e o amor de Cristo. Lembrar-se do início da jornada juntos, dos momentos de alegria e da decisão de se amarem incondicionalmente e para sempre, pode renovar a força e o propósito do matrimônio. Mais ainda, voltar-se para Cristo, que é a fonte do verdadeiro amor, oferece o caminho seguro para superar qualquer dificuldade.
Para que o casamento seja duradouro, ele deve ser construído sobre a rocha que é Cristo (cf. Mt 7, 24). Isto significa colocar a união com Cristo no centro da vida matrimonial.
Assim continua dizendo São João Paulo II: “O Senhor, que vos chama a viver na unidade de "uma só carne", unidade de corpo e alma, unidade da vida toda, dá-vos força para uma fidelidade que enobrece e que faz com que a vossa união não corra o risco da traição que rouba a dignidade e a felicidade e introduz, no seio do lar, divisão e amargura cujas maiores vítimas são os filhos. A melhor defesa do lar está na fidelidade que é uma dádiva do Deus fiel e misericordioso, num amor por Ele redimido.”
Por tanto, diante dos problemas deste mundo, os casais são chamados a um amor mais profundo e resiliente.
Este amor, fundamentado em Cristo, não só sobreviverá aos desafios modernos, mas também florescerá, trazendo frutos de santidade para a família.
Que São João Paulo II interceda pelos casais e pelas famílias, para que construindo suas vidas em Cristo alcancem a verdadeira felicidade.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.