Em um mundo onde tudo parece efêmero e o compromisso é cada vez mais raro, os casais enfrentam um grande desafio: manter firme a promessa de um amor fiel e duradouro. Em tempos em que somos constantemente bombardeados pelas redes sociais e pela busca incessante por uma vida cheia de sucessos e prazeres imediatos, a base do matrimônio cristão é posta à prova.
As redes sociais, com seus perfis de vidas perfeitas e maravilhosas, criam uma falsa noção de felicidade e sucesso. Este bombardeio constante pode levar os casais a compararem suas vidas e relacionamentos com os dos outros, gerando insatisfação e insegurança. A realidade é que por trás de cada imagem idealizada, há desafios e lutas que não são mostrados.
O egoísmo, que brota desta vida centrada em si mesmo, é também um grande problema. Vivemos em uma cultura que valoriza o "eu" e que valoriza a superficial esquecendo os valore essenciais. Esta visão individualista pode ser devastadora para o matrimônio, onde o verdadeiro amor requer sacrifício, compreensão e doação mútua. Quando cada cônjuge começa a colocar suas próprias necessidades acima das do outro, a união começa a enfraquecer.
São João Paulo II, em seu encontro com as famílias em 1997 no Rio de Janeiro, já alertava para estas dificuldades: Hoje, infelizmente, vai-se difundindo pelo mundo uma mensagem enganosa de felicidade impossível e inconsistente, que só arrasta consigo desolação e amargura.
Leia MaisNamoro cristão: Construindo um relacionamento centrado em DeusComo a Bíblia nos ajuda a ter um relacionamento saudável?Relacionamentos afetivos: o embate entre razão e emoçãoSeu relacionamento te anula?
A felicidade não se consegue pela via da liberdade sem a verdade, porque esta é a via do egoísmo irresponsável, que divide e corrói a família e a sociedade.
Diante desses desafios, é essencial que os casais se voltem ao primeiro amor: o amor que os uniu e o amor de Cristo. Lembrar-se do início da jornada juntos, dos momentos de alegria e da decisão de se amarem incondicionalmente e para sempre, pode renovar a força e o propósito do matrimônio. Mais ainda, voltar-se para Cristo, que é a fonte do verdadeiro amor, oferece o caminho seguro para superar qualquer dificuldade.
Para que o casamento seja duradouro, ele deve ser construído sobre a rocha que é Cristo (cf. Mt 7, 24). Isto significa colocar a união com Cristo no centro da vida matrimonial.
Assim continua dizendo São João Paulo II: “O Senhor, que vos chama a viver na unidade de "uma só carne", unidade de corpo e alma, unidade da vida toda, dá-vos força para uma fidelidade que enobrece e que faz com que a vossa união não corra o risco da traição que rouba a dignidade e a felicidade e introduz, no seio do lar, divisão e amargura cujas maiores vítimas são os filhos. A melhor defesa do lar está na fidelidade que é uma dádiva do Deus fiel e misericordioso, num amor por Ele redimido.”
Por tanto, diante dos problemas deste mundo, os casais são chamados a um amor mais profundo e resiliente.
Este amor, fundamentado em Cristo, não só sobreviverá aos desafios modernos, mas também florescerá, trazendo frutos de santidade para a família.
Que São João Paulo II interceda pelos casais e pelas famílias, para que construindo suas vidas em Cristo alcancem a verdadeira felicidade.
O que é o Natal? Entenda a sua origem e significado
A celebração do nascimento de Jesus em 25 de dezembro surgiu aos poucos e foi consolidada séculos depois na história da Igreja. Entenda o significado e origem.
Vocação Catequista: catequese e o envolvimento familiar
É no lar que a criança dá os primeiros passos na fé e aprende a amar a Deus, por isso a participação da família na catequese é essencial. Confira o episódio!
Economia solidária é uma resposta às crises atuais
Conheça o livro "Economia solidária e Vínculos" e aprenda novas formas de viver o trabalho, autogestão e solidariedade para transformar a vida e a sociedade hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.