Adentramos o mês de junho, Mês dedicado à devoção a Santo Antônio e, também, onde celebramos o Dia dos Namorados, e já percebemos que um assunto mencionado nas rodas de conversas gira em torno dos relacionamentos amorosos que adolescentes e jovens buscam experienciar.
Mas os relacionamentos afetivos na adolescência revelam um embate entre a razão e a emoção que estão por se desenvolver na pessoa.
As emoções fazem parte do desenvolvimento humano. É a partir dos sentimentos e emoções que o ser humano desenvolve a sua personalidade; o seu ego, sua identidade. O ser humano é dotado de razão, isso é um fato; o que ocorre ao longo de sua vida é o amadurecimento, o crescimento, o aperfeiçoamento do uso da razão.
Leia MaisComo deve ser o namoro cristão?Minha família é contra o meu namoroO adolescente que está passando por esta fase de amadurecimento e crescimento da razão, também possui à flor da pele os sentimentos e emoções.
Podemos recordar a frase do filósofo suíço, Jean-Jacques Rousseau: “Se é a razão que faz o homem, é o sentimento que o conduz”, pois esta frase mostra o que ocorre não apenas com o adolescente, mas com todo ser humano.
O sentimento, a emoção, move o ser e a razão o direciona. No período da adolescência, a questão da emoção e dos sentimentos estão mais fortes e, ao se apaixonar, o adolescente acaba por ser mais intenso e emotivo, com questões hormonais também à flor da pele, que acabam influenciando nas intensidades dos sentimentos.
Leia MaisPor que junho é o mês dos namorados? Oração para o Dia dos NamoradosO que devemos estar atentos está ligado aos extremos, tanto dos sentimentos e emoções, quanto do racional. Não podemos desprezar um sentimento, uma emoção, diante de situações em que estes se fazem necessários. Do mesmo modo, a racionalidade não deixa de existir diante de situações emocionais.
O ser humano precisa saber equilibrar em sua vida, o emocional e o racional. Se o sentimento é o que conduz o ser humano, como disse Rousseau, a razão é a bússola que ajuda o homem no caminho da vida.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.