Para responder a esta pergunta, vou me apoiar em duas passagens bíblicas. No Antigo Testamento, o sábio Salomão disse: “Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor”. (Prov 19,21). E o apóstolo São Paulo, na Carta aos Romanos, nos diz: “Deus coopera em tudo para o bem daqueles que O amam” (Rom 8, 28).
Não devemos esperar que a pandemia passe para realizar nossos sonhos ou projetos. Efetivamente, algumas atividades foram impossíveis de se realizar, porém, a verdadeira realização do homem não está nos planos ou nas atividades que nos geram satisfação, e, sim, prioritariamente quando cumprimos o Plano de Deus para cada um de nós: isso é o que realmente prevalece e permanece. Assim, nós, como cristãos católicos, devemos confiar em que Deus está agindo de maneira muito especial neste tempo, nas vidas de cada um daqueles que confiam n'Ele e na Sua Palavra.
Sabemos que Deus é o Bom Pastor e, como diz a Sagrada Escritura, Ele conhece suas ovelhas, cuida delas, sabe o nome da cada uma; Ele vai na frente e acompanha a cada uma. Pensemos então que Ele cuida de nós e quer que sigamos sonhando, aspirando a coisas grandes e ao eterno, mas também que vejamos este tempo como uma oportunidade de aprender a discernir o que nos convêm, a escolher corretamente entre o bem e o mal, pois isso nos fará ser melhores filhos de Deus, uma vez que devemos nos assemelhar sempre mais ao Filho Eterno do Pai, o Qual confiou em tudo nas mãos de Deus Pai. Não esqueçamos que Deus é amor, e que somos todos filhos de Deus.

Certamente, neste tempo de pandemia experimentamos momentos de angústia, de incertezas, de desorientação, de vulnerabilidade; tudo isso coloquemos nas mãos do Pai, e vivamos mais a comunhão e a solidariedade, sempre buscando a nossa conversão, que é a melhor maneira de colaborar com a construção de um mundo mais humano e reconciliado. Lembremos das palavras alentadoras do Santo Padre, o Papa Francisco, no momento extraordinário de oração que ele presidiu em 27 de março de 2020:
“Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários: todos chamados a remar juntos (...) A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e deixa a descoberto as falsas e supérfluas seguranças com que construímos os nossos programas, os nossos projetos, os nossos hábitos e prioridades”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...