biblia braile (Shutterstock)
Espiritualidade

É preciso aprender a ler a Bíblia como os cegos

Escrito por Redação A12

19 JAN 2015 - 10H02 (Atualizada em 16 SET 2021 - 15H49)

Com o tempo, e alguma prática, você pode aprender a ler a Bíblia, a Palavra de Deus. Mas, como seus olhos estão cegos, é preciso ver com o coração, como nos ensinou o Pequeno Príncipe. Será como ler em Braille.

Na superfície do seu coração, gravam-se frases, palavras, a partir do que você vai vivendo e do que a Bíblia vai lhe mostrando, e é preciso aprender a lê-las “sentindo”.

Este exercício só é possível se evitarmos as distrações e colocarmos toda a nossa atenção. Portanto, é preciso acalmar-se, fechar os olhos e começar a passar, como a mão do cego, pela superfície dos seus sentimentos, para chegar ao que há dentro de você, no mais profundo.

Reprodução
Reprodução

No começo, tudo parecerá ser a mesma coisa: incompreensível. Parece que aquilo que você toca não lhe diz nada. Mas, pouco a pouco, você perceberá que as palavras começam a aparecer, a ressoar uma a uma, e a levá-lo da superfície às profundezas da sua alma.

Na escrita em Braille, há pontos afundados (suaves ao tato) e outros que sobressaem (ásperos ao tato). Assim, o significado da palavra é dado pela mistura de ambos, ou seja, de suavidade e aspereza. Da mesma maneira, em cada palavra que você lê nas suas vivências, há partes suaves e partes duras.

Pouco a pouco, você terá de perceber se a dureza ou aspereza de uma palavra está em você (pelas feridas que lhe fazem sentir as palavras ásperas) ou na palavra em si. Você terá de perceber também se a suavidade que você sente é fruto da palavra em si ou dos seus calos ou insensibilidade diante de tal palavra.

Leia MaisComo interpretar a Bíblia corretamente? Como ler a Bíblia?Este “tato espiritual” é aprendido com a ajuda do Espírito Santo e de alguém que possa acompanhar você nesta leitura. 

Assim, diferenciando as palavras que existem para ser tocadas pelo seu afeto, você poderá ler o que Deus tem a lhe dizer, bem como o que o inimigo tem para tergiversar, ocultar de você, feri-lo ou insensibilizá-lo.

O próprio da linguagem de Deus é que leva a mistura, na medida certa, de suavidade e aspereza!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.