Espiritualidade

Existem gurus no cristianismo?

Camila Vilas

Escrito por Camila Vilas

23 DEZ 2021 - 09H40 (Atualizada em 23 DEZ 2021 - 09H54)

Shutterstock

Você alguma vez já se fez esta pergunta? Será que no cristianismo encontramos gurus?

Vamos, juntos, tentar responder algumas destas questões.

O que é um guru?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o significado da palavra guru. Segundo o dicionário, Guru é um termo com origem no sânscrito (língua ancestral do Nepal e da Índia) e significa "professor". Nas religiões orientais, especialmente na Índia, o termo é utilizado para designar um guia espiritual. Muitas vezes os gurus são apresentados como pessoas dotadas de poderes especiais e místicos. Popularmente o termo guru passou a ser utilizado para designar alguém com sabedoria e capacidade de orientar e influenciar pessoas em determinado assunto.

Guru não, Diretor espiritual sim

A tradição de ter uma pessoa que nos ajuda no caminho que leva a Deus é comum a várias religiões. Porém no cristianismo, especialmente no catolicismo, nós não temos gurus e sim diretores ou conselheiros espirituais.

Um diretor ou diretora espiritual é aquela pessoa que tem a formação, vivencia e mais experiência de fé que nos ajuda no caminho da vida cristã, especialmente em nossa relação com Deus.

A direção espiritual é uma pratica antiga e muito recomendada. O objetivo da direção espiritual é principalmente oferecer a ajuda necessária para discernir os sinais da vontade de Deus em nossa vida.

Leia MaisConfissão ou Direção espiritual?A Importância do acompanhamento espiritual

O Papa Francisco na Evangelii Gaudium, número 171, nos diz: “Hoje mais do que nunca precisamos de homens e mulheres que conheçam, a partir da sua experiência de acompanhamento, o modo de proceder onde reine a prudência, a capacidade de compreensão, a arte de esperar, a docilidade ao Espírito, para no meio de todos defender as ovelhas a nós confiadas dos lobos que tentam desgarrar o rebanho”.

Com estas palavras o Papa nos fala da importância do acompanhamento ou direção espiritual. Através desta prática, podemos crescer na capacidade compreensão e docilidade à ação do Espirito Santo em nosso coração pois é Ele que santifica. O diretor ou diretora espiritual é um “instrumento” de Deus.

O papa Bento XVI em audiência em maio de 2011 também nos fala sobre a importância da Direção espiritual: Desde sempre, a Igreja recomenda a prática da direção espiritual, “não só aos que desejem seguir Cristo de perto, mas a todo cristão que quer viver com responsabilidade o próprio Batismo, isto é, a vida nova em Cristo”.

Que a leitura desta reflexão nos ajude a encontrar pessoas experientes na fé que nos auxiliem na busca diária da presença de Deus em nossa vida cotidiana.

Escrito por
Camila Vilas
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...