Você alguma vez já se fez esta pergunta? Será que no cristianismo encontramos gurus?
Vamos, juntos, tentar responder algumas destas questões.
O que é um guru?
Antes de qualquer coisa, vamos entender o significado da palavra guru. Segundo o dicionário, Guru é um termo com origem no sânscrito (língua ancestral do Nepal e da Índia) e significa "professor". Nas religiões orientais, especialmente na Índia, o termo é utilizado para designar um guia espiritual. Muitas vezes os gurus são apresentados como pessoas dotadas de poderes especiais e místicos. Popularmente o termo guru passou a ser utilizado para designar alguém com sabedoria e capacidade de orientar e influenciar pessoas em determinado assunto.
Guru não, Diretor espiritual sim
A tradição de ter uma pessoa que nos ajuda no caminho que leva a Deus é comum a várias religiões. Porém no cristianismo, especialmente no catolicismo, nós não temos gurus e sim diretores ou conselheiros espirituais.
Um diretor ou diretora espiritual é aquela pessoa que tem a formação, vivencia e mais experiência de fé que nos ajuda no caminho da vida cristã, especialmente em nossa relação com Deus.
A direção espiritual é uma pratica antiga e muito recomendada. O objetivo da direção espiritual é principalmente oferecer a ajuda necessária para discernir os sinais da vontade de Deus em nossa vida.
Leia MaisConfissão ou Direção espiritual?A Importância do acompanhamento espiritual
O Papa Francisco na Evangelii Gaudium, número 171, nos diz: “Hoje mais do que nunca precisamos de homens e mulheres que conheçam, a partir da sua experiência de acompanhamento, o modo de proceder onde reine a prudência, a capacidade de compreensão, a arte de esperar, a docilidade ao Espírito, para no meio de todos defender as ovelhas a nós confiadas dos lobos que tentam desgarrar o rebanho”.
Com estas palavras o Papa nos fala da importância do acompanhamento ou direção espiritual. Através desta prática, podemos crescer na capacidade compreensão e docilidade à ação do Espirito Santo em nosso coração pois é Ele que santifica. O diretor ou diretora espiritual é um “instrumento” de Deus.
O papa Bento XVI em audiência em maio de 2011 também nos fala sobre a importância da Direção espiritual: Desde sempre, a Igreja recomenda a prática da direção espiritual, “não só aos que desejem seguir Cristo de perto, mas a todo cristão que quer viver com responsabilidade o próprio Batismo, isto é, a vida nova em Cristo”.
Que a leitura desta reflexão nos ajude a encontrar pessoas experientes na fé que nos auxiliem na busca diária da presença de Deus em nossa vida cotidiana.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.