Espiritualidade

Fazer mais do que falar: o valor do silêncio em nossa vida

“Seja silêncio quando o mundo for barulho” - Karyne Santiago

Escrito por Isabela Araujo

05 JAN 2023 - 10H08 (Atualizada em 05 JAN 2023 - 12H17)

Shutterstock/ FotoDuets

Leia MaisProcura-se um deserto: é urgente criar espaços de silêncio Papa: Que o silêncio do tempo atual nos ensine a ouvirPor mais clichê que soe, nossa anatomia fala por si só: temos uma boca e dois ouvidos. Ouvir mais do que falar, essa é a coisa mais necessária e difícil que temos que fazer.

Ao ouvirmos um desabafo, é necessário dispormos nossa compreensão e entendimento antes de querer palpite ou, ainda, intromissão.

Além disso, falar demais revela mais do que é necessário sobre nossa vida e realidade, como também, falar demais ao outro pode ser inconveniente e maléfico, já que nem tudo o que pensamos deve ser compartilhado.

É também importante citar quem fala muito, disparando mentiras ou aumentando o real. Tem quem goste de esnobar suas conquistas, há quem sente a necessidade de fingir ter uma vida que não tem. Em ambos os casos, o silêncio no lugar da fala seria o melhor amigo.

"Quem modera suas palavras possui a ciência; a pessoa inteligente possui um espírito sereno. Até o insensato, quando se cala, é tido por sábio e, se cerra seus lábios, por inteligente." - (Provérbios 17, 28).

Shutterstock/ PeopleImages.com - Yuri A
Shutterstock/ PeopleImages.com - Yuri A


Ao ajudar próximo, é aconselhável também fazê-lo em silêncio. Isso porque não se deve ajudar ninguém com o intuito de se vangloriar ou mostrar que esta ajudando para apresentar ser “uma boa pessoa”.

A ajuda deve ser genuína, sem holofotes, tendo como parceiros e guias de sua ação seu coração e Deus.

"Tu, ao contrário, ao dares esmola, não deixes tua mão esquerda saber o que a direita faz, para que tua esmola se faça em segredo, e teu Pai, que conhece todo segredo, te dará a recompensa” - (Mateus 6, 3-4). 

Thiago Leon
Thiago Leon


Outra situação em que o silêncio ganha é na fofoca. Difamar alguém, contar do seu íntimo ou qualquer outro comentário pejorativo ou que traia a confiança de alguém, não deve ser normalizado.

Antes de falar do outro, pense e repense, interiorize, entenda o porquê do comentário e não o faça, mesmo pecando por pensamentos, você não disseminará o mal ou prejudicará outra pessoa.

"O grande fofoqueiro é o diabo, que sempre sai dizendo coisas ruins dos outros, porque ele é o mentiroso que tenta desunir a Igreja, afastar os irmãos e não fazer comunidade. A fofoca é uma peste pior que a Covid." - Papa Francisco.

No caso de dúvida, opte pelo silêncio, ele não machuca, não difama, não maltrata ou maldiz. O silêncio permite ouvir mais o outro, aprender mais, ser mais atencioso e mais próximo de Deus.

De nada adianta rezar para Deus e suas ações, bem como suas falas, não condizerem com os ensinamentos do Pai. Seja coerente, reconhece suas ações, melhore sempre e nunca tenha medo de seguir um novo caminho, desde que Ele o leve aos braços do Pai.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...