Espiritualidade

Fé sobre pedais: a história dos ciclistas devotos de Maria

Conheça o Movimento FilhosdeMaria, um exemplo de união entre esporte e amor a Mãe

Escrito por Isabela Araujo

19 AGO 2022 - 14H43 (Atualizada em 01 SET 2022 - 08H53)

Arquivo pessoal/ Ander Fernandes

Leia MaisDia do ciclista: testemunhos e orientações pra ir a Aparecida de bike | Feed JMCiclista entrega registro do Guinness Book na Sala das Promessas

Há 4 anos, em 2018, no solo de Patos de Minas (MG), iniciava-se um novo ciclo na vida de Ander Joaquim Fernandes.

Isso porque, foi nesse ano e a partir desse local que o webdesigner e fotógrafo iniciou sua intensa jornada de bicicleta até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, totalizando 800km.


Arquivo pessoal/ Ander Fernandes
Arquivo pessoal/ Ander Fernandes

Agraciado pelos bons sentimentos e bênçãos de Nossa Senhora, seu principal desejo se tornou levar seus irmãos ciclistas ao mesmo encontro, para agradecer a Mãe. Entretanto, por ser um percurso muito longo e que demanda preparo e alta capacidade física, seria difícil levar muitas pessoas, o que fez com que o trajeto fosse alterado, mas a fé continuasse atuando da mesma forma: como combustível de amor.

Por isso, o destino de 2019 foi o Santuário de Nossa Senhora Abadia, em Romaria (MG), que reduziu a distância do percurso para 150 km de distância. Neste momento foi iniciado o Projeto Filhos de Maria, com o intuito de chegar ao Santuário para participar da Missa dos Ciclistas, e lá receberem a Eucaristia.

Após concluírem o objetivo, novas visões e ações surgiram, mudando a rota mais uma vez, mas dessa vez do próprio projeto:

“Era tempo de encerrar o projeto e voltar à vida normal. Porém, quando as coisas são para Deus, o que planejamos nem sempre é feito como pensamos. Nossa Senhora de Ghisallo nos foi apresentada por Deus.

Visualizamos que no Brasil não existia ninguém que trabalhasse esta devoção mariana, fosse paróquia ou site, não existia nada. Por esse motivo, não encerrarmos os trabalhos, vindo a ser Movimento Filhos de Maria, presente hoje em todo Brasil, sendo procurado por ciclistas em busca de mais informações sobre sua padroeira ou até mesmo padres, para levarem a Virgem de Ghisallo para suas Paróquias”, conta Ander.

Arquivo pessoal/ Ander Fernandes
Arquivo pessoal/ Ander Fernandes


Deu-se início então a grande Missão do ciclista: propagar a imagem, mensagem e o nome de Nossa Senhora de Ghisallo, Padroeira dos Ciclistas. A tarefa não foi das mais fáceis, pois nem imagem da Virgem existia no Brasil. Mas hoje, após 3 anos de dedicação, os frutos já rendem uma colheita vasta:

Temos colhido diversos frutos, multiplicando o número de devotos e cidades em todo Brasil de norte a sul, que agora conhecem e trabalham essa devoção Mariana. Hoje, temos o site nossasenhoradeghisallo.com.br, com muito conteúdo, como músicas compostas e ritmadas pelo Movimento Filhos de Maria, dedicadas a Virgem de Ghisallo, informativos, loja com itens exclusivos que financiam a divulgação da devoção em todo Brasil e atividades que visam a Evangelização através do esporte, como o Desafio Nossa Senhora de Ghisallo, a qual todos de todas cidades do Brasil podem participar.”, explica Ander.

Arquivo pessoal/ Ander Fernandes
Arquivo pessoal/ Ander Fernandes

Nossa Senhora de Ghisallo e o ciclismo

“Nossa Senhora de Ghisallo é a mãe que quer entrar e levar seus filhos e filhas Ciclistas até Jesus”, diz Ander.

A Padroeira dos Ciclistas recebeu este título em 1949 pelo Papa Pio XII, após presenciar a devoção dos Ciclistas a Virgem de Ghisallo em sua Capela, na Itália.

“Não sem uma emoção muito viva e doce Estamos nos preparando para acender a chama que, símbolo de fé e oração, arderá diante da imagem da Virgem de Ghisallo, como uma perene homenagem de devoção e confiança em sua materna proteção.” – Papa Pio XII em discurso de Sua Santidade para o acendimento da lâmpada votiva para o padrão celestial dos ciclistas.


Acompanhe como foi a Primeira Procissão dos Ciclistas do Projeto FilhosdeMaria


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.