O termo política vem do termo grego politikós, que pode-se traduzir por: “coisa pública da pólis” ou seja, tudo aquilo que está relacionado ao bom andamento da de tudo aquilo que é do povo da cidade, do Estado, da nação.
Sabemos que a discussão sobre a política já vem desde a Grécia antiga, com os filósofos. Platão, em sua obra 'A República', já tratava de questões que ajudassem aqueles que estão à frente do povo, no trato da vida pública, a transformarem a polis (cidade) em uma kallipolis (cidade bela).
Leia MaisA relação do Homem com o MundoPensar filosoficamente sobre a politica é estar por dentro do pensamento de diversos filósofos que, ao longo dos séculos, propuseram métodos políticos para a sociedade.
Platão, Rousseau, Maquiavel, Burke, entre outros grandes pensadores, que realizaram grandes reflexões sobre a política em seu contexto histórico, hoje ajudam a perceber todo o movimento da máquina pública.

Como propõe Maquiavel, em sua obra 'O Príncipe', a “roda da fortuna” continua a girar, elevando governos e derrubando outros e, partir disso, percebemos o jogo político por trás de campanhas, movimentos, estratégias.
Leia MaisPensar a realidade: Um desafio filosófico na modernidade Concluímos que a política é um mecanismo complexo de organização do bem público. Refletir sobre a política é estar refletindo não só sobre a pessoa em quem se vota, mas também sobre o bem para a sociedade em si.
Estar disposto a realizar tal reflexão é garantir que a sociedade possa se organizar de forma estruturada, para o bem de todos.
O político deve estar pronto para receber críticas e, a partir daí, realizar aquilo que Platão coloca em sua obra, que é buscar o bem para toda a cidade, para a sociedade.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.