Espiritualidade

Maria, Mãe e Intercessora desde os primórdios da Igreja

Escrito por Giovana Marques

03 NOV 2025 - 14H48 (Atualizada em 04 NOV 2025 - 08H18)

txakel/Adobe Stock

Anteriormente, aqui no Portal A12, refletimos com as palavras de Dom Murilo Krieger sobre a presença de Maria no princípio da Igreja. Se você ainda não leu, convido a conferir aqui.

Recordamos o momento da Encarnação, da Visita à Isabel e do Cântico do Magnificat. Por fim, reforçamos a Sua presença materna até os dias atuais, que continua sendo revelada por meio dos Santos Padres, do Magistério, na Teologia, nas Artes, na Literatura e demais iniciativas que louvam seu nome.

“O Espírito Santo vai fazendo surgir sempre coisas novas e velhas. Embora exista um “pacote completo”, ele não está “fechado” e temos muitas coisas ainda a descobrir, disse Dom Murilo.

Maria como intercessora

O bispo ressaltou a tradicional oração mariana: “À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém”.

Você já a conhecia? A prece foi encontrada em um papiro egipciano (18x9,4cm) no ano de 1917 que a Igreja datou como sendo do ano 200 dC. Segundo Dom Murilo, isso mostra que a tradição de buscar a intercessão de Maria e considerá-la como Mãe de Deus já era vivida.

Primeiro dogma de “Mãe de Deus” (Theotókos)


Somente no ano 431, Maria recebeu oficialmente o título de “Mãe de Deus”, no grego “Theotókos”, no Concílio de Éfeso. O arcebispo explicou que, pela União Hipostática, quando as duas naturezas, divina e humana de Jesus, se tornam inseparáveis na Encarnação, Maria é chamada Mãe de Deus.

Na voz dos santos

  • Santo Inácio de Antioquia: afirmou que “Cristo, porque filho de Maria, verdadeiramente nasceu, comeu e bebeu”.
  • São Justino: defendeu a concepção virginal de Jesus, tendo sido o primeiro a fazer o paralelo entre Eva e Maria na história da Salvação.
  • São Basílio Magno: também defendeu a virgindade de Maria.
  • Santo Efrém: compôs poemas para serem cantados pelas crianças: “Tua Mãe, Senhor, ninguém sabe como chamá-la. Vamos chamá-la de Virgem? Mas eis o seu Filho! Esposa? Mas nenhum homem a conheceu! Se é difícil descrever tua mãe, quanto não será difícil, então, te descrever?!
  • Santo Agostinho: disse que Maria é a Mãe de Cristo, enquanto a Igreja é a mãe de todos os que pertencem a Ele. “Se Cristo é a cabeça do Corpo, Maria é o membro mais santo e mais elevado desse mesmo Corpo”.
  • São Bernardo de Claraval: foi muito influente e difundiu a devoção mariana por meio de sermões sobre os mistérios de Cristo e de sua Mãe, destacando que Maria é nossa “mediadora”.
  • São Luís Maria Grignon de Montfort: é conhecido por ter escrito o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, o qual muitos fiéis seguem para se consagrar a Cristo pelas mãos Dela.
  • Santo Afonso de Ligório: escreveu um livro mariano que teve o maior número de edições em todo o mundo, chamado “Glórias de Maria”.

Concluindo, percebemos que, desde os primeiros séculos do cristianismo até os tempos atuais, Maria ocupa um lugar singular na vida da Igreja.

Aprendemos que os santos, teólogos e fiéis encontraram e encontram Nela não apenas um modelo de fé e obediência, mas também uma intercessora, uma Mãe que acompanha seus filhos em todos os tempos.

“No decorrer da história, a Igreja nos apresentou um caminho de espiritualidade mariana. Pelo seu exemplo, podemos unir ação à contemplação, colocando sempre Jesus no centro de nossas vidas”, concluiu Dom Murilo. 

add_box Cinco virtudes inspiradoras de Maria para viver a vocação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...