Coaching é um processo definido como um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir um objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca da realização deste objetivo, ou seja: as diversas metas que, somadas, levam o coachee ao encontro do seu desejo maior, estabelecido dentro do processo de coaching. Sabemos, também, que as pessoas que procuram o coaching se importam com os resultados.
Leia MaisComo saber a hora dar fim a um relacionamento?Eu avalio que os coaches simplesmente apontam para a finalidade e o bem-estar, e veem a gratidão como um meio para esse fim. De fato, em parte, isso não seria totalmente ruim, mas por outro lado desvirtuaria a virtude. A questão é que o ato de ser grato traz em si uma satisfação, mas mesmo que essa satisfação não viesse não se tiraria a beleza do ato de ser grato.
No ato de ser grato, quando por exemplo agradeço por um bem que me aconteceu, estou me dirigindo para além de mim mesmo e, com isso, de alguma forma, me autotranscendendo. No ato de gratidão me relaciono com um valor e, com isso, há um eco interior que me leva à experiência de felicidade (bem-estar).
O risco do coach é que, em se limitando à busca da própria satisfação, apenas se contribua, na realidade, para a permanência na imanência (o fechar-se em si mesmo): agradeço não pelo bem, mas porque quero me sentir bem.
Penso que a gratidão é algo muito mais profundo e metafisico e pode ser considerada uma virtude. Assim, não podemos instrumentalizá-la como um mero meio para atingir um bem-estar meramente emocional ou psicológico. Na profundidade do nosso ser, devemos ser gratos a Deus, e a partir daí, identificamos as diversas situações ou oportunidades que Ele nos outorga para vivermos sempre com gratidão, até nos momentos difíceis ou chamados “não gratos”.
Termino lembrando um texto de um autor contemporâneo, Amedeu Cencini: “É possível integrar o passado, inclusive quando foi dramático e traumático, é possível dar sentido ao que parece não tê-lo... e inclusive expressar gratidão por quem foi mediador, ainda que sem saber, de um plano de salvação e de amor.”
Reflexão Semanal: quem é Jesus para nós?
Jesus pergunta: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro responde: 'O Cristo de Deus'. Uma pergunta pessoal que ecoa até hoje.
Leão XIV nomeia Dom Dorival bispo de Januária
Na última quarta-feira (18) o Papa Leão XIV nomeou Dom Dorival Souza Barreto Júnior como Bispo da Diocese de Januária (MG).
Mais de US$ 100 bi em armas nucleares: Um alerta contra a cultura da morte
Gastos militares no setor nuclear crescem 11% e ligam alerta para a escalada global da ameaçada de uma guerra total.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...