A esperança é uma virtude teologal, ou seja, um dom infundido em nós por Deus, diferente das virtudes humanas que podemos adquirir com a prática, como a prudência, a temperança, a justiça e a fortaleza.
Essa virtude a qual somos chamados a refletir durante este Ano jubilar está presente nas Sagradas Escrituras desde o Antigo Testamento. Tudo tem início com a manifestação de Deus ao seu povo, permitindo que pudéssemos ter fé e viver uma espera confiante na sua condução.
A promessa de Deus a Abraão é o início de tudo e exemplo claro de que podemos esperar Nele: “Depois desses fatos, foi dirigida a Abrão, numa visão, esta palavra de Deus: “Não temas, Abrão. Eu sou teu protetor; tua recompensa será muito grande” (Gn 15,1).
As revelações divinas na Palavra de Deus fundamentam a fé e ajudam a cultivar a esperança de que, ainda hoje, o Senhor permanece caminhando ao nosso lado. Por isso, o Papa Francisco disse na Bula de proclamação do Jubileu:
“Que o Jubileu seja, para todos, ocasião de reanimar a esperança! A Palavra de Deus ajuda-nos a encontrar as razões para isso. Deixemo-nos guiar pelo que o apóstolo Paulo escreve precisamente aos cristãos de Roma.”
Is 51,4-5 - “Ouve-me atento, meu povo; minha nação, presta-me ouvidos. Pois de mim sairá a lei, meu direito será a luz dos povos. Minha vitória está próxima, minha salvação se manifestará; meus braços governarão os povos. Em mim esperarão as ilhas, terão confiança em meu braço.”
Is 60,19 - “Não será mais o sol tua luz do dia, nem te iluminará mais o clarão da lua. Mas Deus será para ti uma luz eterna, teu Deus será teu esplendor.”
Sl 96,2-4 - “Cantai a Deus, seu nome bendizei, anunciai sua salvação dia após dia. Entre as nações narrai sua glória, entre todos os povos, seus prodígios. Pois Deus é grande e digno de sumo louvor, temível mais que todos os deuses.”
Is 53,5-6 - “Mas foi traspassado por causa de nossos crimes, esmagado por causa de nossas iniquidades. Abateu-se sobre ele o castigo que nos traz a paz, e por suas chagas fomos curados. Todos nós estávamos perdidos como ovelhas, cada qual seguindo seu caminho; e Javé fez recair sobre ele a iniquidade de todos nós.”
Sb 3,1 - “As almas dos justos, porém, estão nas mãos de Deus, e nenhum tormento as atingirá.”
Rm 4,18 - “Contra toda esperança, ele acreditou na esperança e por isso tornou-se pai de muitos povos, como está na Escritura: “Assim será tua descendência”.”
Rm 5, 1-5 - “E nos orgulhamos da esperança de alcançarmos a glória de Deus. Mais ainda: nós nos orgulhamos até dos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz firmeza; a firmeza traz a aprovação de Deus; e esta aprovação faz nascer a esperança; e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que ele nos deu.”
Rm 8 - "Com efeito, o próprio universo espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus; pois o universo foi submetido ao poder do nada, não por sua vontade, mas por vontade daquele que o submeteu, e alimenta a esperança... Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, ver o que se espera não é esperar; acaso alguém espera o que já está vendo? Mas, se esperamos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos."
add_box 3 maneiras de ser sinal de esperança no mundo ao nosso redor
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.