Espiritualidade

Oito versículos que fortalecem nossa esperança em Deus

O Jubileu como tempo de reanimar a esperança

Escrito por Giovana Marques

20 OUT 2025 - 11H02 (Atualizada em 20 OUT 2025 - 15H41)

Imagem gerada IA

A esperança é uma virtude teologal, ou seja, um dom infundido em nós por Deus, diferente das virtudes humanas que podemos adquirir com a prática, como a prudência, a temperança, a justiça e a fortaleza.

Essa virtude a qual somos chamados a refletir durante este Ano jubilar está presente nas Sagradas Escrituras desde o Antigo Testamento. Tudo tem início com a manifestação de Deus ao seu povo, permitindo que pudéssemos ter fé e viver uma espera confiante na sua condução.

A promessa de Deus a Abraão é o início de tudo e exemplo claro de que podemos esperar Nele: “Depois desses fatos, foi dirigida a Abrão, numa visão, esta palavra de Deus: “Não temas, Abrão. Eu sou teu protetor; tua recompensa será muito grande” (Gn 15,1).

As revelações divinas na Palavra de Deus fundamentam a fé e ajudam a cultivar a esperança de que, ainda hoje, o Senhor permanece caminhando ao nosso lado. Por isso, o Papa Francisco disse na Bula de proclamação do Jubileu:

“Que o Jubileu seja, para todos, ocasião de reanimar a esperança! A Palavra de Deus ajuda-nos a encontrar as razões para isso. Deixemo-nos guiar pelo que o apóstolo Paulo escreve precisamente aos cristãos de Roma.”

Reze agora com oito versículos sobre a esperança:

Is 51,4-5 - “Ouve-me atento, meu povo; minha nação, presta-me ouvidos. Pois de mim sairá a lei, meu direito será a luz dos povos. Minha vitória está próxima, minha salvação se manifestará; meus braços governarão os povos. Em mim esperarão as ilhas, terão confiança em meu braço.”

Is 60,19 - “Não será mais o sol tua luz do dia, nem te iluminará mais o clarão da lua. Mas Deus será para ti uma luz eterna, teu Deus será teu esplendor.”

Sl 96,2-4 - “Cantai a Deus, seu nome bendizei, anunciai sua salvação dia após dia. Entre as nações narrai sua glória, entre todos os povos, seus prodígios. Pois Deus é grande e digno de sumo louvor, temível mais que todos os deuses.”

Is 53,5-6 - “Mas foi traspassado por causa de nossos crimes, esmagado por causa de nossas iniquidades. Abateu-se sobre ele o castigo que nos traz a paz, e por suas chagas fomos curados. Todos nós estávamos perdidos como ovelhas, cada qual seguindo seu caminho; e Javé fez recair sobre ele a iniquidade de todos nós.”

Sb 3,1 - “As almas dos justos, porém, estão nas mãos de Deus, e nenhum tormento as atingirá.”

Rm 4,18 - “Contra toda esperança, ele acreditou na esperança e por isso tornou-se pai de muitos povos, como está na Escritura: “Assim será tua descendência”.”

Rm 5, 1-5 - “E nos orgulhamos da esperança de alcançarmos a glória de Deus. Mais ainda: nós nos orgulhamos até dos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz firmeza; a firmeza traz a aprovação de Deus; e esta aprovação faz nascer a esperança; e a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que ele nos deu.”

Rm 8 - "Com efeito, o próprio universo espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus; pois o universo foi submetido ao poder do nada, não por sua vontade, mas por vontade daquele que o submeteu, e alimenta a esperança... Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, ver o que se es­pera não é esperar; acaso alguém es­pera o que já está vendo? Mas, se es­peramos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos."

add_box 3 maneiras de ser sinal de esperança no mundo ao nosso redor

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...