Espiritualidade

Como surgiram as festas juninas?

Escrito por Pe. Rubens Gomes de Carvalho, C.Ss.R.

08 JUN 2016 - 08H30 (Atualizada em 17 JUN 2024 - 13H47)

Reprodução/ Prefeitura do Recife

A origem das comemorações nessa época do ano, conhecidas como 'festas juninas', é anterior ao cristianismo. Remontam às celebrações pagãs que aconteciam durante o solstício de verão no Hemisfério Norte. Essa importante data marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho, quando o sol incide mais forte nessa região.

Para combater festas pagãs, nesse mês a Igreja instituiu homenagens aos santos juninos.

Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais festivos, para celebrar e agradecer as boas colheitas e pedir fartura. Havia também na Europa, os cultos à fertilidade da terra, e isso aconteceu até por volta do século X, cerca do ano mil depois de Cristo. Como a Igreja não conseguia combater essas celebrações pagãs, decidiu cristianizá-las, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês: Antônio de Pádua, João Batista e Pedro, o apóstolo.

Durante a colonização do Brasil pelos portugueses, após o ano 1500, foram introduzidas em nosso país muitas características da cultura europeia, como, por exemplo, as festas juninas. A princípio, os festejos eram chamados de joaninos, porque eram realizados no solstício de verão na Europa, entre os dias 21 e 23 de junho, próximos à festa de São João Batista.

Aos poucos, no Brasil, as festividades foram se expandindo por todas as regiões de nosso país de dimensão continental e atingindo as celebrações e comemorações dos santos: Antônio de Pádua ou de Lisboa, no dia 13 de junho, e de São Pedro e São Paulo, dia 29 de junho. Com isso, as festividades passaram da denominação joaninas para juninas.

Aos costumes festivos trazidos pelos portugueses e outras tradições europeias foram se acrescentando eventos, folclores e costumes das diversas regiões do Brasil, sobretudo interioranas e rurais, visto que 70% da população brasileira vivia no interior e na região rural.

Bom divertimento junino! E viva os santos juninos!

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Rubens Gomes de Carvalho, C.Ss.R., em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...