Nós, católicos, desde a infância, escutamos a palavra “bênção”, seja ela na Missa, quando o padre dá bênção final, seja ela em casa quando pedimos bênçãos aos nossos avós, ou até mesmo em uma prece, quando pedimos em oração: “Que Deus nos abençoe”.
Mas sabemos a fundo a importância de pedir uma bênção a Deus?
Para entendermos melhor, vamos olhar o significado da palavra “bênção”, do latim “bene dicere”, que significa “dizer palavras de bom agouro”. Já no Antigo Testamento, a palavra traduz o hebraico “berakhak”, que significa “fonte de bem”, “acordo de paz”. Leia Mais4 pontos para entender o documento sobre as bênçãos na IgrejaPapa envia bênçãos e carinho ao Brasil no Dia de Nossa Senhora Aparecida
Em Efésios encontramos um versículo onde a palavra bênção vem atrelada a sorte.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo”. (Efésios 1, 3)
Podemos refletir sobre esta palavra e chegar a vários sentidos para usá-la, mas o principal é entender que ela tem um significado positivo e que receber uma benção é sempre sinal de coisas boas.
Recentemente o Papa Francisco aprovou a Declaração Fiducia supplicans, assinada pelo prefeito da Dicastério para a Doutrina da Fé, Cardeal Víctor Manuel Fernández, que entre outros temas, aprova as bênçãos espontâneas, onde se torna possível acolher aqueles que não vivem conforme a doutrina moral cristã, mas pedem humildemente para serem abençoados.
Entre debates calorosos sobre ser certo ou não dar a bênção a todos os que a pedem a Deus, o presidente da Conferência Episcopal Alemã (DBK), dom Georg Bätzing, refletiu um pouco sobre o significado deste ato.
“Pedir uma bênção é um gesto de humildade para com Deus, no qual as pessoas expressam sua confiança na bondade de Deus. Na bênção, o amor de Deus é dado como uma força no caminho da vida. A Declaração observa que a concessão de uma simples bênção não deve e não pode exigir as mesmas condições morais que as exigidas para receber os sacramentos”.
Todos os cristãos batizados são chamados a serem bênçãos de Deus durante a sua caminhada e, por este motivo, é importante que possamos também pedir as bênçãos Dele como uma forma de pedir Sua companhia, pedir notícias boas.
É preciso entender que mesmo quando pedimos a bênção de Deus para nossas ações, para nossa vida, é necessário que nossa fé esteja fortalecida, afinal, “pedir por pedir” não adianta nada.
As bênçãos de Deus nos preparam para coisas boas, nos fortalecem para nossa caminhada, nos inspiram a continuar caminhando segundo a Palavra de Deus.
Presépio inspirado em Santo Afonso é inaugurado no Vaticano
Conheça o Presépio Napolitano de Santo Afonso, uma obra da Diocese de Nocera Inferiore-Sarno, que funde arte e espiritualidade com símbolos regionais
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.