Nós, católicos, desde a infância, escutamos a palavra “bênção”, seja ela na Missa, quando o padre dá bênção final, seja ela em casa quando pedimos bênçãos aos nossos avós, ou até mesmo em uma prece, quando pedimos em oração: “Que Deus nos abençoe”.
Mas sabemos a fundo a importância de pedir uma bênção a Deus?
Para entendermos melhor, vamos olhar o significado da palavra “bênção”, do latim “bene dicere”, que significa “dizer palavras de bom agouro”. Já no Antigo Testamento, a palavra traduz o hebraico “berakhak”, que significa “fonte de bem”, “acordo de paz”. Leia Mais4 pontos para entender o documento sobre as bênçãos na IgrejaPapa envia bênçãos e carinho ao Brasil no Dia de Nossa Senhora Aparecida
Em Efésios encontramos um versículo onde a palavra bênção vem atrelada a sorte.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo”. (Efésios 1, 3)
Podemos refletir sobre esta palavra e chegar a vários sentidos para usá-la, mas o principal é entender que ela tem um significado positivo e que receber uma benção é sempre sinal de coisas boas.
Recentemente o Papa Francisco aprovou a Declaração Fiducia supplicans, assinada pelo prefeito da Dicastério para a Doutrina da Fé, Cardeal Víctor Manuel Fernández, que entre outros temas, aprova as bênçãos espontâneas, onde se torna possível acolher aqueles que não vivem conforme a doutrina moral cristã, mas pedem humildemente para serem abençoados.
Entre debates calorosos sobre ser certo ou não dar a bênção a todos os que a pedem a Deus, o presidente da Conferência Episcopal Alemã (DBK), dom Georg Bätzing, refletiu um pouco sobre o significado deste ato.
“Pedir uma bênção é um gesto de humildade para com Deus, no qual as pessoas expressam sua confiança na bondade de Deus. Na bênção, o amor de Deus é dado como uma força no caminho da vida. A Declaração observa que a concessão de uma simples bênção não deve e não pode exigir as mesmas condições morais que as exigidas para receber os sacramentos”.
Todos os cristãos batizados são chamados a serem bênçãos de Deus durante a sua caminhada e, por este motivo, é importante que possamos também pedir as bênçãos Dele como uma forma de pedir Sua companhia, pedir notícias boas.
É preciso entender que mesmo quando pedimos a bênção de Deus para nossas ações, para nossa vida, é necessário que nossa fé esteja fortalecida, afinal, “pedir por pedir” não adianta nada.
As bênçãos de Deus nos preparam para coisas boas, nos fortalecem para nossa caminhada, nos inspiram a continuar caminhando segundo a Palavra de Deus.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.