Espiritualidade

Por que São Filipe e São Tiago são lembrados no mesmo dia?

Escrito por Laís Silva

03 MAI 2023 - 16H46 (Atualizada em 04 MAI 2023 - 08H45)

Franciscanos

O dia 3 de maio é marcado pela celebração do dia de São Filipe e São Tiago. Os dois faziam parte dos doze apóstolos de Jesus e a tradição de fazer memórias aos discípulos no mesmo dia veio do fato das relíquias dos dois mártires terem sido levadas de Hierápolis e de Jerusalém para Roma, na Basílica dos Santos XII Apóstolos.

Estando entre os discípulos mais próximos de Cristo, viveram com Ele e O seguiram em vida; depois de sua ressurreição iniciaram uma jornada de obras de evangelização e, por este motivo, foram martirizados.Leia MaisSanto Atanásio, a Trindade e o Credo

Filipe não precisou de muito para seguir Jesus, bastou apenas que Ele dissesse: “Vem e segue-me”. E isso foi o suficiente para que ele decidir mudar de vida e seguir o Senhor.

Ele já era discípulo de João Batista e esperava pela vinda de Jesus há muito tempo. Filipe esteve ao lado de Jesus até o fim, na Última Ceia, quando lhe fez um pedido: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Ele, assim como Tomé, queria ver com seus próprios olhos aquilo que o humano não é capaz de ver.

Depois de Pentecostes, o Apóstolo saiu evangelizando os povos Citas e Partos, obtendo muitas conversões. Ao chegar a Hierápolis, na Frigia, foi crucificado em forma de X, de cabeça para baixo, onde morreu como mártir.

a história de Tiago foi outra, mas com um fim parecido. De acordo com algumas fontes, Tiago teria sido o primo de Cristo, filho de Alfeu, que era irmão de São José. Ele era irmão de Judas Tadeu, que também era discípulo de Jesus.

Tiago era chamado de “o Menor”, para distingui-lo de Tiago Maior, que o sucedeu à frente da Igreja de Jerusalém.

Tiago sempre teve uma conduta exemplar e, por isso, não causa surpresa o fato de ter recebido o apelido de "o Justo”.

São Tiago Menor morreu como mártir por apedrejamento, entre os anos 62 e 66.

A história dos dois discípulos, assim como de outros santos servem como inspiração, pela maneira na qual seguiram Jesus e evangelizaram a após a sua ressurreição.

Fonte: Vatican News, Arquidiocese de São Paulo,

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...