Espiritualidade

Preparemos a Quaresma

Escrito por Dom Orani João Tempesta, O.Cist.

24 FEV 2022 - 10H00 (Atualizada em 28 FEV 2022 - 08H56)

udra11/Shutterstock

Leia MaisProposta geral da Quaresma!Magnificat: Maria na QuaresmaComo a Campanha da Fraternidade nos convida a refletir no Tempo Quaresmal

Estamos nos aproximando de um tempo muito importante para nossa vida cristã, tempo de conversão e de retorno à vida batismal: 

É o tempo da Quaresma, com sua espiritualidade e suas práticas ascéticas (contemplativas) e místicas (espirituais).

Para nós, no Brasil, temos a Campanha da Fraternidade que neste ano nos chama a refletir sobre a Educação

O Papa Francisco também já nos orienta mundialmente sobre o que ele deseja da Igreja Católica neste ano: construir pontes e sermos mais fraternos.

O nosso convite é para que, neste tempo, vivamos intensamente a vida de silêncio, conversão – preparando-nos para celebrar festivamente a Páscoa da Ressurreição.  

A palavra "Quaresma" vem do latim "quadragesima", isto é, "quarenta", e está ligada a acontecimentos bíblicos que dizem respeito à história da salvação: jejum de Moisés no Monte Sinai, caminhada de Elias para o Monte Horeb, caminhada do povo de Israel pelo deserto, jejum de Cristo no deserto.  

Como outrora, o povo de Deus caminhou 40 anos no deserto, rumo à Terra prometida (Terra de Canaã), e Jesus se retirou 40 dias no deserto, preparando sua paixão, morte e ressurreição, assim, os cristãos hoje acompanham os passos do Divino salvador, preparando devotamente a santa Páscoa, vivendo o "deserto quaresmal".

A Quaresma é um tempo de Preparação Penitencial para a Páscoa, e tem dois momentos distintos: o primeiro vai da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo da Paixão e de Ramos, e o segundo, como preparação imediata, vai do Domingo de Ramos até a tarde de Quinta-feira Santa, quando se encerra então o tempo quaresmal. Aí começamos a celebrar o Solene Tríduo Pascal.

O tempo da Quaresma é tempo privilegiado na vida da Igreja. É o chamado tempo forte de conversão e de mudança de vida. Sua palavra-chave é "metanoia", ou seja, conversão. Nesse tempo se registram os grandes exercícios quaresmais: a prática da caridade e as obras de misericórdia.

O jejum, a esmola e a oração são exercícios bíblicos até hoje recomendáveis na imitação da espiritualidade judaica. No Brasil, como dissemos, realiza-se a Campanha da Fraternidade, com sua proposta concreta de ajuda aos irmãos (temos a Coleta da Solidariedade), focalizando sempre um tema da vida social.  

Seis são os domingos da Quaresma, sendo o sexto já o Domingo de Ramos. A Quaresma tem o seu domingo da alegria: o 4º domingo, chamado "Laetare".

A Espiritualidade Quaresmal é caracterizada por:

Escuta da Palavra de Deus: a Palavra de Deus é a luz que ilumina nossos passos, chama à conversão e reanima nossa confiança na misericórdia e bondade de Deus. Vamos ouvir o que Deus quer nos dizer nesta Quaresma através de sua Palavra!

Oração: na Quaresma devemos intensificar a vida de oração pessoal e comunitária. Lembramos as reuniões da CF e da via-sacra em família ou nas comunidades como momento forte de oração comunitária. Pela oração, entramos em sintonia e intimidade com Deus e discernimos sua vontade.

Caridade: na Quaresma somos chamados ao exercício da caridade fraterna e solidariedade com os irmãos. Caridade que se expressa, sobretudo, através da esmola. A esmola é um exercício de libertação do egoísmo. A partilha dos bens materiais é um gesto de caridade cristã que enobrece a alma humana. Porém, dar esmola não é apenas dar dinheiro, roupas e alimentos... É fazer-se doação e entrega aos irmãos no serviço de construção da fraternidade, que é  expressão do Evangelho.

Shutterstock
Shutterstock


O
Papa Francisco nos recorda de comprometer-se com o outro, “olhar o outro” com quem estou partilhando. A Igreja no Brasil promove neste período a Campanha da Fraternidade, que é um grande chamamento e mobilização em favor de uma sociedade fraterna, justa e solidária. Neste ano temos como tema: "Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor".

A Campanha da Fraternidade, desde 1964, tem como objetivo unir os cristãos de todo país e pessoas de boa vontade num grande mutirão pela fraternidade e solidariedade entre as pessoas. Reflexões em comunidades, gestos concretos, aprofundar o tema, viver a conversão e profetizar em nosso tempo: eis passos importantes para a CF.

Jejum: o jejum e a abstinência de carne são gestos exteriores que expressam nosso esforço de conversão e mudança interior. Porquanto, a Quaresma é tempo de retomar o caminho do Evangelho, de renovação espiritual, de morte ao pecado e de cultivo da vida nova ou vida da graça. Assim sendo, preparemos com entusiasmo cristão a nossa santa Páscoa através da oração, do jejum e da caridade! A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias especiais para manifestarmos esse gesto, além de todos os demais dias de Quaresma, em especial, às sextas-feiras.

Confissão: o gesto da celebração penitencial, quando reconhecemos nossos pecados e experimentamos a misericórdia de Deus deve ser outro gesto que não pode faltar neste tempo. Para isso, as paróquias fazem mutirões de confissões, quando os padres de uma mesma região se unem para atender as pessoas de uma paróquia, dando, assim, oportunidade de todos se confessarem.

São muitas riquezas a serem aprofundadas neste tempo que se aproxima. Desde já, vamos nos preparando! Um grande acontecimento tem que ser bem preparado. É este o sentido que queremos viver desde já!

Que nesta Quaresma que se aproxima possamos fazer experiência da misericórdia, tornarmo-nos misericordiosos e agentes de misericórdia com um coração e vida de pobre, comprometendo-nos com a libertação das pessoas subjugadas por tantas situações.

Eis que se aproxima a oportunidade de vivermos o “tempo de conversão”!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Dom Orani João Tempesta, O.Cist. , em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...