Por Martín Ugarteche Fernández Em Espiritualidade Atualizada em 04 JUN 2019 - 10H24

Qual a idade de José?


Shutterstock.
Shutterstock.


É impossível determinar exatamente a idade de José, esposo de Maria. Porém, algumas coisas podemos conjecturar
, guiados pelas Sagradas Escrituras, e pela razão iluminada pela Fé.

Leia MaisQuantos anos tinha Maria quando ficou grávida de Jesus?Você deve ter notado que muitas vezes José é retratado como um homem idoso, de avançada idade. De onde vem essa maneira de representá-lo?

Pois é, tanto relatos apócrifos, quanto uma vasta iconografia, apresentam José com um homem de avançada idade, aproximadamente de 80 anos. Porém, essa apresentação contrasta com a imagem de um homem jovem, que pode encontrar-se tanto numa pedra de sarcófago do século III, na Catacumba de São Hipólito, como em outra do século IV, do sarcófago de São Celso de Milão.

A apresentação de José como um homem ancião parece estar ligada a objetivos apologéticos: tornar mais verossímil a virgindade perpétua de Maria. Porém, apresenta alguns problemas. O principal é que José, ao assumir a paternidade legal de Jesus, garantia a sua descendência davídica. Para todos, Jesus era realmente filho de José (Cf. Lc 3,23).

José, portanto, devia ser um homem maduro o suficiente para assumir a responsabilidade de ser um pai de família, protetor de Maria e do Menino. Ao mesmo tempo, é lógico pensar que não pode ter sido tão idoso, de forma a tornar ridículo o argumento da paternidade legal, considerando a idade de Maria. Além disso, o relato bíblico mostra um homem enérgico e decidido, capaz de se locomover prontamente: primeiro para Belém, para o Censo convocado por César, depois em fuga para o Egito e, finalmente, voltando para Nazaré. Desde esse ponto de vista, é difícil pensar nele como um homem idoso, já no final da vida.

Uma dica: eu gostei muito de como José é representado no filme “História do Nascimento”, do ano 2006, dirigido por Catherine Hardwicke. O ator que representa José é Oscar Isaac, um homem jovem e ao mesmo tempo maduro, de acordo com a nossa reflexão.

Em todo o caso, são muitas as coisas que podemos aprender de José. Uma delas é a pronta acolhida ao Plano de Deus, com um coração silente, generoso e bem disposto. Parece que nele podemos encontrar todo um conjunto de virtudes cristãs, como por exemplo, uma fé exemplar, uma vida que conjuga a oração e a ação e uma modéstia que o leva a não fazer juízos temerários; a repudiar Maria em segredo, até receber de Deus uma orientação, que deixava claro que ele tinha uma missão a cumprir com relação à Virgem e ao Menino.

Escrito por
martín ugarteche (Arquivo Pessoal)
Martín Ugarteche Fernández

Nasceu em Lima, Peru, no ano de 1978. É membro do Sodalício de Vida Cristã desde 1996. Desde 2001 mora em Petrópolis, na Comunidade Sodálite "Mãe da Reconciliação", onde desenvolve diversos projetos de formação e evangelização da cultura. É professor de filosofia na Universidade Católica de Petrópolis, onde leciona Ética, Lógica e Filosofia da Natureza.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.