Por Fábio Santos Em Espiritualidade Atualizada em 21 MAI 2019 - 12H21

Quantos anos tinha Maria quando ficou grávida de Jesus?

Shutterstock
Shutterstock


Acho que a resposta a esta pergunta vai surpreendê-lo. É possível sim chegar com certa proximidade à resposta.

Leia MaisDe que o mundo precisa? Jesus chorou?Tenho vontade de chorarEm nossa sociedade, o momento certo de engravidar é uma pergunta muito discutida entre pais e mães. Na sociedade judaica do tempo de Jesus não era diferente. Portanto, ela vivia em um contexto com muitas coordenadas que podemos conhecer através da História.

Sabemos que ela estava prometida a um varão chamado José. Algo que seria escandaloso para a sua época seria se Maria ficasse grávida antes de sua maioridade. Ela e José poderiam ter sérias repreensões. Como isso não consta nos Evangelhos, podemos dizer que Maria ficou grávida depois dos 12 anos e meio.

Uma segunda fonte onde podemos buscar luzes sobre este momento é na tradição do livros Apócrifos, que são livros que não foram aceitos como canônicos, ou seja, como parte da Bíblia Católica, por conterem partes que não são de acordo com a nossa fé. Mas, eles podem conter algumas tradições que poderiam ser verdadeiras ou interessantes para nossa vida de piedade. Por exemplo, os nomes dos pais de Maria, Joaquim e Ana, chegaram a nós por meio de Apócrifos.

Para responder à nossa pergunta inicial, teremos que olhar especificamente o livro apócrifo Evangelho de Pseudo-Mateus. Temos este texto em português no livro de Luis H. Rivas, que diz: “e sucedeu que Maria chegou ao 14 anos de idade ” e isso deu ocasião aos fariseus para murmurar sobre a não-gravidez de Maria. O interessante é que, mais à frente no texto, segue-se o tema da Anunciação, como a conhecemos no texto de Lucas (1,26-38).

Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos por causa do contexto histórico, e por tradição apócrifa podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica).

  JEREMIAS, Joachim. Jerusalém no tempo de Jesus, pesquisa de história econômica social no período neotestamentário.
Nova Coleção Bíblica, vol. 16, Paulinas, São Paulo, 1983.

  RIVAS, Luis H. Os Evangelhos Apócrifos. Ave Maria, São Paulo, 2012.

Escrito por
fabio santos (Arquivo Pessoal)
Fábio Santos

Fábio Santos Araújo é leigo Consagrado no Sodalício de Vida Cristã em Petrópolis (RJ). Formado em Filosofia, cursa graduação em Teologia na Universidade Católica de Petrópolis

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.