A Comunhão Espiritual é um desejo piedoso de receber Jesus Eucarístico quando não é possível fazê-lo sacramentalmente, ou seja, quando não se pode comungar. Essa prática é um ato de caridade e uma forma de devoção ao Santíssimo Sacramento.
Comungar espiritualmente expressa a fé e amor daqueles que, por alguma limitação, seja física (como impedimento de participar da Santa Missa) ou espiritual, mostram o anseio dos seus corações de receber Jesus Cristo.
Este meio é considerado eficaz, pela Igreja, para cultivar a união da nossa alma com Deus.
Conforme o Catecismo da Igreja Católica orienta, é muito importante alimentar o amor pela Eucaristia, mesmo quando não é possível receber este sacramento que “ocupa um lugar único, como sacramento dos sacramentos”. (CIC 1211)
“Escrevia Santa Teresa de Jesus: Quando não comungar e não participar da Missa, comungai espiritualmente, porque é muito vantajoso. [...] Deste modo, imprime-se em vós muito do amor de nosso Senhor” (Ecclesia de Eucharistia 34)
1. Quando há impedimento de comungar sacramentalmente por motivos como: doença, distância de uma igreja, na falta de padres, em situação de pecado grave (e há arrependimento).
2. Durante a Missa: é possível fazer a oração da comunhão espiritual no momento da consagração ou na ação de graças durante a celebração, mesmo quando se recebe a hóstia consagrada.
3. Em casa, na Adoração do Santíssimo ou ao longo do dia: em qualquer momento de oração pessoal é possível fazer a Comunhão Espiritual para manter vivo o desejo de união com Cristo.
Para existir uma Comunhão Espiritual é necessário desejo sincero de união com Deus, arrependimento das ofensas cometidas e, claro, fé. Unido a essas condições, a Igreja orienta que para a oração exista recolhimento interior.
A oração mais conhecida e rezada na Igreja é a composta por Santo Afonso Maria de Ligório:
“Meu Jesus, creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do altar. Amo-Vos sobre todas as coisas e desejo receber-Vos em minha alma. Já que agora não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde ao menos espiritualmente ao meu coração. Uno-me inteiramente a Vós, como se já Vos tivesse recebido. Não permitais que jamais me separe de Vós. Amém.”
A Somalilândia e a luta pela independência
A Somalilândia funciona como Estado independente desde 1991, mas segue sem reconhecimento internacional, enfrentando entraves políticos, geopolíticos e de segurança.
Cristo Redentor terá missas em honra a santos brasileiros
Nos dias 13 e 25 de cada mês, Dulce dos Pobres e Frei Galvão são honrados em celebrações eucarísticas nos dias correspondentes às suas festas em agosto e outubro.
Cristãos rezam pela unidade na Semana de Oração
Em 2026, com o lema "Um só é o corpo, um só o espírito", os cristãos da Armênia prepararam as orações e reflexões a serem rezadas pelo Hemisfério Norte
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.