Com a chegada da Semana Maior da Igreja, o convite a todos é que se santifiquem nesses dias com a compreensão da simbologia dessa semana especial.
O missionário redentorista, Ir. Alan Zuccherato afirma que muitos são os símbolos, apresentações e sinais e devemos vivê-los intensamente. “Assim terá sentido a gente caminhar com o Senhor dos Passos na sua paixão, morte para com ele ressuscitarmos”.
O pão da vida é sinal de fraternidade e compromisso. O pão e o vinho vão se transformar pela ação do Espírito no Sacramento da Eucaristia, que é sacramento do amor, da união, da Redenção. O padre na hora da missa reza “bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo fruto da Terra e do trabalho humano”, pão e vinho que agora vão se transformar no Corpo e no Sangue de Jesus.
“Isso nos faz pensar na dimensão ecológica da Eucaristia. Eucaristia, Pão e Vinho é vida nova e eterna que Brota da morte de um por todos”, reforça ir. Alan.
Cordeiro
Você sabe quem é que deu esse título de Cordeiro de Deus para Jesus? Foi João Batista, aquele que preparou os caminhos e reconhecia que chegava aquele que era o caminho, a verdade e a vida.
“Ele é o Cordeiro que se oferece ao Pai na cruz para nossa salvação. Ele é o Cordeiro que depois vai se dar a nós em alimento, quando ele mesmo vai dizer e em cada celebração a gente escuta ‘Eis aqui o Cordeiro de Deus, aquele que tira o mal, que tira o pecado do mundo’ e nós sempre respondemos ‘nós não somos dignos que entreis na nossa morada, mas por uma palavra, pela nossa adesão a esse projeto de vida, a esse projeto do amor do Senhor, nós acreditamos’”.
A simbologia dos peixes, que também é um alimento, com força sobretudo agora na Semana Santa em que os fiéis deixam de se alimentar de carne e vai comer o peixe. A igreja nos lembra no seu mandamento que todos nós somos convidados ao jejum e a abstinência de carne, ao menos na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, para lembrar exatamente desse símbolo da nossa fé que é o peixe.
Em um post do A12, aprendemos que palavra em grego “peixe” faz referência a Jesus Cristo, o filho de Deus Salvador. “Cristo como grande peixe e nós somos filhos dele, então vamos ser Peixinhos também. O que significa? Como Peixinhos nós também queremos estar sempre ao lado de Cristo”, explica Irmão Alan.
E em Aparecida, relembramos a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada no rio Paraíba do Sul. Peixes que não vinham, aqueles pescadores não desistiram e por intercessão de Nossa Senhora os peixes vieram em abundância.
O Círio Pascal é a grande vela que será acesa nas igrejas numa benção do fogo durante a Vigília Pascal no Sábado Santo. Logo no início da celebração a igreja vai estar na penumbra, vivenciando o dia do recolhimento de oração à espera da Ressurreição.
O presidente da celebração benze e traça o sinal no Círio Pascal dizendo que ele é o alfa e o ômega, letras gregas do alfabeto, que quer dizer “Ele é o princípio e o fim, Ele é o senhor da história, Ele é o mesmo ontem e hoje” e gritamos o “Aleluia”.
Sabemos que quem segue Jesus não termina na Cruz e com ele ressuscitará. O símbolo que encerra essa série é retratado no Evangelho da madrugada do Domingo de Páscoa, sobre o túmulo aberto: a vida venceu, venceu o amor!
“O túmulo aberto é um sinal da Ressurreição de Jesus e nos faz pensar que ali Jesus venceu a morte e todos nós cristãos seguidores de Jesus, que cremos que a vida não é tirada, mas a vida é transformada. O túmulo aberto desperta a fé nas promessas de Jesus”, encerra Ir. Alan.
:: Acompanhe diariamente até a Páscoa os símbolos da Semana Santa!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.