Muitos se perguntam por que o peixe é tão representado em templos católicos.
Seria ele no passado um código secreto? Tem alguma relação com o Batismo? Ou apenas é representado pelo seu significado histórico de fonte de alimento?
A resposta, basicamente, é a união de diferentes hipóteses.
Um das respostas mais encontradas quando pesquisamos sobre este tema, é de que o peixe era um símbolo cristão secreto na época das fortes perseguições aos fiéis, como no Império Romano, que ocorreu de 27 a.C. a 476 d.C.
Dizem que naquele tempo de perseguição, para os cristãos se comunicarem em segurança, era desenhada uma “meia-lua” no chão e o outro cristão, quando o visse, completaria o outro lado da meia-lua, para demonstrar a mesma crença e confiança.
Mas qual a relação do símbolo do peixe com o cristianismo?
Em grego, a palavra “peixe” era lida como um acrônimo, em que cada letra representa uma palavra. “ΙΧΘΥΣ”, peixe em grego, significava “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr”, que em português é “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”.

Além dessa explicação, há a hipótese de que o peixe poderia ser uma forma de eucaristia da época de Cristo, visto que não existia hóstia.
Como as explicações são muitas e distintas, o Portal A12 conversou com Pe. Inácio de Medeiros, Missionário Redentorista e historiador, que esclareceu o tema.
Confira abaixo!
“Em primeiro lugar, o peixe tem um sentido histórico. Era o alimento dos pobres e humildes que podiam buscá-lo no Lago de Genesaré ou no Mar da Galileia. Os primeiros discípulos de Jesus eram pescadores, foram chamados quando estavam às margens deste lago, pois eram pescadores e 'consertavam suas redes'. Depois Jesus fez a proposta de transformá-los em 'pescadores de homens'.
O peixe remete também à experiência pascal que os discípulos fizeram de Jesus, pois 'eles o reconheceram ao partir do pão' e o peixe acompanhava as suas refeições. O peixe era seco ao sol, salgado, e podia ser conservado por mais tempo, sendo também fácil de ser transportado.
Com o nascimento das primeiras comunidades cristãs, Jesus passa a ser representado com a figura do peixe, que aparece bastante na arte religiosa das catacumbas. E numa época de perseguições, era mais seguro falar do cristianismo e da nova fé através de símbolos. Então, a figura o peixe era uma das que mais apareciam.
Por fim, faz lembrar a partilha do pão e dos peixes como uma experiência de fraternidade e solidariedade — o milagre de multiplicação dos pães e dos peixes. Para nós, no espírito da Campanha da Fraternidade, dar sim o pão, mas, sobretudo, ‘ensinar a pescar’”.
Veja a representação dos peixes no piso do Santuário Nacional
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Lista de agradecimentos do ano de 2025, qual é a sua?
Neste Advento, já caminhando para o fim do Ano Santo, o Portal A12 te convida a fazer um exercício de gratidão. Faça sua lista e comunique esperança a todos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.