Espiritualidade

Você sabe diferenciar preguiça e necessidade de descanso?

Escrito por Laís Silva

10 AGO 2024 - 10H54 (Atualizada em 13 AGO 2024 - 11H04)

Shutterstock

Vivemos em meio à correria do dia a dia, exposição a telas, sol, poluição e tantas outras coisas que desgastam nosso corpo e nossa mente, mas em algum momento é preciso descansar.

Muitas pessoas se cobram tanto a ponto de não permitirem o descanso, quando deitam para relaxar, acham que estão sendo improdutivos ou até se culpam por achar que estão caindo no pecado da preguiça. Leia Mais Por que preguiça é pecado? O A12 responde!

Saber a hora de descansar é essencial para cuidar de nossa saúde física, mental e emocional. E entender a diferença entre preguiça e a necessidade de descansar é de extrema importância para manter uma vida saudável.

Deus também quer que seus filhos descansem, e isso não quer dizer que somos fracos, preguiçosos ou incapazes, mas sim que somos humanos e precisamos recarregar as energias para dar continuidade à nossa missão.

“Portanto, existe um repouso, o do sétimo dia, reservado ao povo de Deus. Pois aquele que entrou em seu repouso descansará também de suas obras, como Deus descansou das suas. Apressemo-nos, pois, em entrar neste repouso, para que ninguém sucumba, imitando este exemplo de desobediência.” Hebreus 4, 9-11

Em outro conteúdo do A12 a respeito de preguiça, o Missionário Redentorista Pe. Camilo Júnior explica que “a preguiça é não saber aproveitar o tempo que Deus nos concedeu para fazer o bem a nós mesmo e ao nosso próximo”.

Ou seja, devemos aproveitar o momento de descanso para realmente descansar, fazer algo bom para nossa vida e para a vida das pessoas que amamos. O seu momento de descanso pode não ser “relaxar em uma rede”, pode ser um momento para doar seu tempo a pessoas que precisam, fazer algo que foge da sua rotina de trabalho e algo que faça bem para sua mente, seu corpo e sua alma.

É preciso saber diferenciar a preguiça do cansaço:

A preguiça nos deixa desmotivados, nos faz procrastinar, empurrar com a barriga aquilo que deve ser feito, adiar tarefas o tempo todo e também nos faz perder o interesse nas coisas.

O cansaço afeta nossa habilidade física e mental, nos atrapalhando de desenvolver atividades, tirando nossa capacidade de concentração e até mesmo nos deixando tristes.

Organizar nossa rotina, tirar momentos para descanso e lazer, são passos fundamentais para cuidar da saúde e também identificar quando o corpo e a mente pedem descanso, sabendo diferenciar a necessidade de descansar com a tentação da preguiça.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...