Neste nosso percurso de conhecimento acerca dos 43 dogmas da Igreja já passamos pelas afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo e à Virgem Maria. Leia MaisDogmas da Igreja: Assunção de MariaDogmas da Igreja: Maria, Mãe de DeusDogmas da Igreja: Jesus Cristo é verdadeiro Deus e filho de Deus por essência
Agora, iremos tratar sobre as afirmações de fé em relação ao Papa e à Igreja.
Vamos, então, buscar compreender o dogma: A Igreja foi fundada pelo Deus-Homem, Jesus Cristo.
A respeito dessa afirmação não há dúvidas, a Igreja, de fato, foi instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo. De acordo com o Catecismo (CIC) pertence ao Filho realizar o plano de salvação do seu Pai e esse é o motivo de toda a sua missão, ou seja, é projeto que nasceu do coração de Deus Pai.
“O Senhor Jesus deu início à sua Igreja, pregando a boa-nova do advento do Reino de Deus prometido desde há séculos nas Escrituras». Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou na terra o Reino dos céus. A Igreja «é o Reino de Cristo já presente em mistério».” (CIC, 763)
A partir do Catecismo, podemos compreender que a Igreja nasce da entrega total de Jesus na cruz e por meio da Instituição da Eucaristia.
“Tal começo e crescimento da Igreja exprimem-nos o sangue e a água que manaram do lado aberto de Jesus crucificado. Porque «foi do lado de Cristo adormecido na cruz que nasceu o sacramento admirável de toda a Igreja. Assim como Eva foi formada do costado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração trespassado de Cristo, morto na cruz.” (CIC, 766).
Nesse sentido, a Constituição Dogmática Lumen Gentium, diz:
“Sempre que no altar se celebra o sacrifício da cruz, na qual «Cristo, nossa Páscoa, foi imolado» (1 Cor. 5,7), realiza-se também a obra da nossa redenção. Pelo sacramento do pão eucarístico, ao mesmo tempo, é representada e se realiza a unidade dos fiéis, que constituem um só corpo em Cristo (cfr. 1 Cor. 10,17) …” (item 3).

Escolha dos sucessores
O próprio Jesus pensou também numa estrutura para sua Igreja, quando escolheu os Doze para participar de sua missão e, mais tarde, estabeleceu Pedro como Chefe.
“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e os poderes do inferno jamais conseguirão dominá-la. Vou te dar as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16,18).
Hoje, vemos o quanto a Igreja, a luz de Cristo, se organiza em comunidades locais, sobre o pastoreio de seus Bispos que devem obediência ao Sucessor de Pedro, o Santo Padre, Papa Francisco.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.