Na Igreja há 43 verdades de fé, e destas, 4 são dogmas marianos: a Imaculada Conceição e a Virgindade Perpétua, Maria, Mãe de Deus e a Assunção de Maria. Leia MaisDogmas da Igreja: Imaculada Conceição e Virgindade PerpétuaDogmas da Igreja: O homem caído não pode redimir-se a si próprio
Nas publicações anteriores, aprendemos um pouco mais sobre os três primeiros. Desta vez vamos buscar a compreensão sobre o dogma da Assunção de Maria.
Ele foi proclamado em 01 de novembro de 1950 pelo Papa Pio XII, na Constituição Munificentissimus Deus (Deus munificentíssimo).
“Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo”, disse o então papa ao anunciar.

A verdade expressa neste dogma se refere a Mãe de Deus, que no fim de sua vida terrena teve o seu corpo e sua alma elevados aos céus.
“A Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte».
A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos” (CIC, 966)
Nesse sentido, a Igreja esclarece que Maria e Jesus foram os únicos a irem para os céus em corpo e alma. Ou seja, nem os Santos tiveram esse privilégio, mas enquanto Jesus em sua ascensão é elevado por Sua própria força, Nossa Senhora é elevada por Deus.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.