Vimos até hoje na série acerca dos Dogmas da Igreja: primeiro sobre a existência de Deus, tratamos o Dogma da Existência de Deus como objeto de fé e abordamos o Dogma da Unidade de Deus.
Desta vez, vamos compreender a quarta afirmação: Deus é eterno.
Nas Sagradas Escrituras o profeta Isaias no capítulo 40 escreveu:
“Não o sabes? Não ouviste dizer? Javé é um Deus eterno, criador das extremidades da terra. Ele não se fatiga nem se cansa, insondável é sua inteligência”
Ou seja, Deus não é limitado às ações do tempo, Ele é eterno, Nele não há começo nem fim. Não somos capazes de compreender a Sua grandiosidade.
Este Dogma se fundamenta também em outra passagem bíblica: "Eu sou o A e o Z, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim." (Apocalipse 22, 13).

Nesse contexto, o Catecismo da Igreja Católica destaca no parágrafo 198:
“A nossa profissão de fé começa por Deus, porque Deus é «o Primeiro e o Último» (Is 44, 6), o Princípio e o Fim de tudo. O Credo começa por Deus Pai, porque o Pai é a Primeira Pessoa divina da Santíssima Trindade; o nosso Símbolo começa pela criação do céu e da terra, porque a criação é o princípio e o fundamento de todas as obras de Deus.”
Podemos concluir, então, que antes da criação, Deus já existia, Ele é imutável, é eterno em toda a Sua natureza desde sempre e para sempre; o tempo Dele não é contabilizado conforme o nosso.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.