Formação

Nossa Senhora Aparecida é Nossa Senhora da Conceição?

Escrito por Beatriz Nery

08 OUT 2025 - 11H24 (Atualizada em 09 OUT 2025 - 15H04)

Lucas Torres/Imprensa

Muitos fiéis se perguntam se Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Conceição são a mesma.

A resposta é sim: ambas são a mesma Mãe de Deus, invocada sob títulos diferentes que revelam o amor de Maria e sua presença nas dores e alegrias do povo brasileiro.

A Imaculada Conceição e o nascimento da devoção

O título “Nossa Senhora da Conceição” vem da fé na Imaculada Conceição de Maria, ou seja, do dogma que afirma que Ela foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. Esse mistério foi proclamado pela Igreja em 1854, na bula Ineffabilis Deus, do Papa Pio IX, que declarou:

“Maria, desde o primeiro momento de sua conceição, por singular graça de Deus, foi preservada imune de toda mancha de pecado original.”

Mas antes mesmo dessa definição, o povo brasileiro já a invocava assim. Quando, em 1717, pescadores encontraram a pequena imagem nas águas do rio Paraíba, reconheceram Nela Nossa Senhora da Conceição Aparecida. “Aparecida” porque surgiu milagrosamente entre as redes de três pescadores.

Thiago Leon Thiago Leon “Entre muitos, foram à pesca Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso, em suas canoas” – I Livro do Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.

:: Pe. Camilo traz curiosidades sobre por que Nossa Senhora da Conceição virou Aparecida

A Mãe que acolhe a vida

No 6º dia da Novena da Padroeira, a reflexão trouxe o cuidado da vida humana, dom sagrado de Deus por meio da intercessão de Maria. Ela, que acolheu em seu ventre o Filho de Deus, conhece o mistério da vida que cresce no silêncio.

A Igreja ensina, no Catecismo da Igreja Católica (§2270), que “a vida humana deve ser respeitada e protegida de modo absoluto desde o momento da concepção”.

Nossa Senhora Aparecida, portanto, é a Mãe que acompanha as mulheres grávidas, as famílias em espera e os que lutam pela defesa da vida. Em cada gestação, Maria é modelo de fé e coragem. Seu “sim” gerou a esperança do mundo, e continua gerando vida em todos que recorrem a Ela.

Maria, sinal de esperança

Os documentos da Igreja recordam que Maria é sinal da esperança mais certa. O Papa São João Paulo II, na encíclica Redemptoris Mater, disse que “em Maria, a Igreja já atingiu a perfeição, pela qual existe sem mancha nem ruga”. Isso significa que sua pureza e maternidade divina apontam para o que cada cristão é chamado a viver: a santidade que gera vida nova.

Ao olhar para Nossa Senhora Aparecida, o fiel contempla a mesma Imaculada Conceição, Mãe do Salvador e Mãe nossa. Sob esse título, Ela continua presente no Brasil, acolhendo orações, protegendo os nascituros e inspirando gestantes a confiarem sua maternidade a Deus.

:: Baixe o App Aparecida, que te deixa com o Santuário Nacional na palma da sua mão!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...